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Cursos a distância respondem por 6 a cada 10 professores formados em 2020 no Brasil

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Análise de dados do Censo da Educação Superior aponta que, entre 2010 e 2020, o número de concluintes em cursos de formação de professores em EAD na rede privada cresceu  109,4%

O número de concluintes em cursos voltados à formação de professores (Pedagogia e Licenciatura) na modalidade de Educação a Distância (EAD) cresceu 109,4% na rede privada entre 2010 e 2020, um crescimento expressivo que se acentuou ainda mais nos últimos dois anos de análise. No mesmo período, os concluintes na modalidade presencial (tanto na rede pública como na rede privada) diminuíram, com queda mais acentuada justamente na rede privada presencial. 

Os dados são de um estudo do Todos Pela Educação que aponta  que de cada 10 alunos que concluíram os  cursos de Pedagogia e Licenciatura em 2020 no país, 6 estão na modalidade EAD (61,1%). Nos demais cursos do Ensino Superior brasileiro, esse número é 24,6%.  Portanto, a participação da Educação a Distância no total de concluintes de formação inicial de professores é mais do que o dobro na comparação com outros cursos.

Para Gabriel Corrêa, líder de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação, “a formação inicial de professores na modalidade EAD, que deveria ser uma exceção, se tornou a principal estratégia de formação docente no país, o que é extremamente grave. Formar professor é coisa séria. Precisa de tempo, de discussões aprofundadas sobre a docência, de vivência nas escolas, de simulações de situações reais de sala de aula. O Ministério da Educação precisa melhorar os processos regulatórios e a avaliação que faz dos cursos. Não podemos ter essa proliferação de cursos, sem clareza sobre a qualidade da formação inicial que vem sendo ofertada para os nossos futuros professores”. O especialista lembra que a modalidade da Educação a Distância vai na contramão do que as pesquisas e boas experiências educacionais mundo afora indicam ser o mais adequado. 

Realizada com base no Censo da Educação Superior, a pesquisa revela ainda que o percentual de concluintes na modalidade EAD na formação de professores nunca cresceu tanto como entre 2019 e 2020. O acréscimo foi de 9,1 pontos percentuais (passou de 52% em 2019 para 61,1% em 2020). Os dados mostram, no entanto, que a tendência já vinha ganhando espaço mesmo antes da pandemia da Covid-19 e da suspensão das aulas presenciais por um longo período nas instituições de Ensino Superior. 

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