Tempo de leitura: < 1 minuto

Lucas Hoogerbrugge fala sobre financiamento da Educação Básica na Conae 2022

|

O líder de relações governamentais do Todos, Lucas Hoogerbrugge, participou nesta terça-feira (29 de novembro) da 4ª Conferência Nacional de Educação (Conae) 2022. Ao analisar o financiamento da Educação Básica no Brasil, ele apresentou o cenário atual de investimento na área, a composição dos gastos públicos e explicou a importância de ampliar o Fundeb.

“O crescimento de recursos do Ministério da Educação acontece em virtude do Fundeb. O restante do orçamento está defasado pela inflação, ou caindo consideravelmente, como o orçamento discricionário”, afirmou. Para investir mais e melhor, segundo Lucas, é preciso aprimorar a alocação de recursos, promover transparência no financiamento, fortalecer o controle social e aperfeiçoar gestão e governança. Ele destacou que essas mudanças requerem medidas como a criação do Sistema Nacional de Educação.

Este ano, o tema da Conae é “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da Educação brasileira”. A conferência segue até o dia 1º de dezembro.