Levantamento revela destaques positivos e negativos na Educação de estados com governadores em 2º mandato
O Rio de Janeiro foi o único estado com governador em segundo mandato que retrocedeu na qualidade da educação pública de 2017 a 2023, considerando o Ensino Médio. Em contraponto, o Pará teve o maior avanço no mesmo período. É o que mostra novo levantamento do Todos Pela Educação, relacionando o impacto das gestões estaduais nos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023.
A análise considera os resultados das notas do Saeb, que medem a aprendizagem dos estudantes, para 16 estados com governadores que possuem maior tempo de gestão – ou seja, que estão em algum nível do segundo mandato. No ranking, o Pará teve o maior avanço entre 2017 e 2023. Já Goiás, Paraná e Espírito Santo possuem os melhores índices do país no Saeb, com crescimento entre 2017 e 2023. Por estas razões, o relatório destaca os quatro Estados como casos que merecem reconhecimento.
Por outro lado, o estado do Rio de Janeiro foi o único estado com governador em segundo mandato a regredir no indicador de aprendizagem do Saeb. Já o Distrito Federal, Rondônia e Tocantins chamam atenção por estarem abaixo da média nacional e com avanços abaixo da média de crescimento no país.
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A ANÁLISE NA ÍNTEGRA
“Os dados reforçam que partido político não é uma variável que ajuda a explicar – para o bem ou para o mal – o desempenho de um governador na educação. O que fundamentalmente une quem entrega resultados é a forma como traduzem prioridade política para a educação no dia a dia: são governadores que acompanham de perto, que cobram resultados de suas equipes, que blindam a pasta de interferências meramente político-partidárias e que se envolvem pessoalmente na mobilização dos profissionais da educação e das famílias. Já os estados com resultados ruins não só devem explicações à sociedade mas, segundo os dados, precisam urgentemente corrigir a rota”, analisa Olavo Nogueira Filho, diretor-executivo do Todos Pela Educação.
Primeiro Mandato
Além dos estados com governadores em segundo mandato, a análise sistematizou os dados dos estados com mandatários em início de gestão (ou seja, que assumiram o cargo em 2023). Alagoas e Piauí se destacam com resultados promissores. Os dois estados apresentaram os maiores avanços no Saeb entre 2021 e 2023. Também neste grupo, São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul tiveram queda na aprendizagem dos estudantes durante o mesmo período. “Sem dúvida é preciso ter cautela com essa análise, afinal, são governadores que tiveram pouco menos de um ano de gestão até que os alunos fizessem a prova nacional neste mesmo ano. Dito isso, são dados úteis para referendar caminhos que estão sendo construídos ou para acender alertas”, completa Olavo Nogueira Filho.
>> LEIA MAIS
Ideb e Saeb: veja os destaques dos resultados de 2023
Ideb e Saeb 2023: conheça os avanços e retrocessos dos estados e municípios brasileiros