Tempo de leitura: 3 minutos

#EducaçãoNaFrente: senador Jorginho Mello (PR-SC) quer Educação como prioridade nacional

|

No início de abril foi lançada a Frente Parlamentar Mista da Educação no Congresso Nacional. A associação suprapartidária de deputados federais e senadores (por isso ‘mista’) tem por objetivo pôr em pauta temas cruciais para mudar a qualidade da Educação brasileira. Diferente de Frentes de mandatos anteriores, a atual terá seu trabalho estruturado em 10 comissões focadas em temáticas como Primeira Infância e Educação Infantil e Financiamento Educacional, para citar apenas duas.

+LEIA MAIS: FRENTE PARLAMENTAR MISTA DA EDUCAÇÃO É LANÇADA NO CONGRESSO

O senador Jorginho Mello (PR-SC) é o vice-presidente de Educação Básica na Frente e é mais um dos entrevistados na série de entrevistas #EducaçãoNaFrente, do Todos Pela Educação, com a presidente, os vices e os coordenadores da iniciativa.

Todos: O que a Educação representou em sua trajetória pessoal?

Jorginho: Em meus discursos, costumo sempre repetir a frase “não há avenida de desenvolvimento maior do que a Educação”, porque isso representa a razão de ter me tornado senador da República. Vim de família pobre, em Herval d’Oeste, de Santa Catarina, e quando eu era criança tinha de caminhar por 1 hora para chegar à escola. Meus pais, Oscar e Célia, sempre me incentivaram e cobravam que eu fosse um bom aluno. Não esmoreci, conciliei os estudos com o trabalho para ajudar dentro de casa e me formei no antigo Ensino Científico (um dos três itinerários que existiam no Brasil na década de 60).

Quando adulto, cursei Estudos Sociais. Tive uma carreira de sucesso e cheguei a ser diretor do Banco do Estado de Santa Catarina (BESC), mas ainda tinha o sonho de cursar Direito e, no final dos anos 80, passei no vestibular para a Univali. O tempo era escasso. Foram cinco anos conciliando carreira (no banco), família (dois filhos) e estudos, com muitas noites em claro, mas a missão foi cumprida e me tornei advogado. Quando fui eleito deputado estadual, relembrei de jovens que, como eu, queriam estudar, mas não tinham a oportunidade de pagar. Por isso, criei a Bolsa Jorginho, que fez com que o Governo do Estado concedesse vagas remanescentes a estudantes de baixa renda nas universidades catarinenses. Sempre recebo relatos de jovens que só conseguiram acessar ao Ensino Superior por causa desse projeto. Como senador da República, protocolei projeto de lei que autoriza cada Estado a criar uma loteria específica para a Educação. Como legislador, quero contribuir com ações para ver ainda mais jovens e adultos tendo a oportunidade de receber um diploma e escrever histórias de sucesso.

Todos: Qual a sua análise sobre a Educação no Brasil?

Jorginho: Infelizmente, há muito a melhorar ainda na Educação. Principalmente na infraestrutura de nossas escolas e nas dificuldades diárias dos nossos docentes para conseguir fazer com que os alunos aprendam e se mantenham atentos às aulas.

Todos: Quais são suas expectativas para os trabalhos da Frente Parlamentar Mista da Educação? Que benefícios ela pode trazer para a Educação?

Jorginho Mello : Muitos. A Frente Parlamentar pode e tem a missão de fiscalizar os investimentos e as políticas públicas pensadas pelo Governo Federal para a Educação, além de se articular para a proposição de projetos de lei que beneficiem o setor.

Jorginho Mello

Conheça os demais integrantes da coordenação da Frente:

Presidente: Deputada Dorinha Seabra (DEM-TO)

Vice-presidente de Educação Superior: Senador Izalci Lucas (PSDB-DF)

Vice-presidente da Educação Básica: Senador Jorginho Mello (PR-SC)

Secretário-geral: Deputado Israel Batista (PV-DF)

Tesoureiro: Tiago Mitraud (Novo-MG)

Coordenação de arranjos federativos de Educação: Deputada Luísa Canziani (PTB-PR)

Coordenação de sistema nacionald e Educação: Deputado Raul Henry (MDB-PE)

Coordenação de financiamento da Educação: Deputado Danilo Cabral (PSB-PE)

Coordenação de formação e valorização dos profissionais da Educação: Deputados João Henrique Caldas (PSB-AL)

Coordenação de Primeira Infância e Educação Infantil: Deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF)

Coordenação de Alfabetização e Ensino Fundamental: Deputado Luizão Goulart (PRB-PR)

Coordenação de Ensino Médio: Deputado Idilvan Alencar (PDT-CE)

Coordenação de Ensino Técnico e Profissional: Deputada Tábata Amaral (PDT-SP)

Coordenação de Educação Especial, de Indígenas e de comunidades tradicionais: Deputado Felipe Rigoni (PSB-ES)

Coordenação de Desportos: Deputado Luiz Lima (PSL-RJ)