Tempo de leitura: 2 minutos

Educação Inclusiva: como a inclusão acontece nas escolas brasileiras

A Educação só é de qualidade se for para todos.
A imagem mostra uma menina jovem em uma quadra esportiva segurando uma bola de futebol. Ela está vestindo uma camiseta branca e shorts azuis, típicos de um uniforme de educação física ou de um time esportivo. Seus cabelos castanhos estão presos em um rabo de cavalo, movendo-se com a ação, indicando que ela pode estar em movimento ou parou subitamente. A expressão dela é de concentração, talvez observando um companheiro de equipe ou se preparando para fazer um passe. Ao fundo, outras crianças em uniformes semelhantes estão dispersas pela quadra, indicando que um jogo ou atividade em grupo está em andamento. A quadra tem marcações de jogo e a foto é capturada de uma perspectiva baixa, próxima ao nível do chão, dando destaque à menina com a bola.

A Educação só é de qualidade se for para todos. E isso significa assegurar o desenvolvimento pleno e garantir o acesso incondicional para todas as crianças e jovens em suas diversidades. 

De acordo com o Censo Escolar 2023, pesquisa realizada pelo Inep, existem, aproximadamente, 1,6 milhões de alunos brasileiros da Educação Especial matriculados em classes comuns. Isso representa 91% do total. Esse número destaca a importância em termos escolas inclusivas em diversas particularidades, garantindo que todos os ambientes escolares, bem como a comunidade escolar, estejam preparados para atender às necessidades de todos os seus estudantes.

O Estatuto da Pessoa com Deficiência, promulgado em 2015, reforça a inclusão. Como no Art.28, que incumbe ao poder público a responsabilidade de assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar: o aprimoramento do sistema educacional inclusivo; a formação e disponibilização de professores para o atendimento educacional; o acesso a jogos e a atividades recreativas, esportivas e de lazer, no sistema escolar. Entenda o histórico da legislação da Educação Inclusiva no Brasil 

Infraestrutura para inclusão

A infraestrutura inclusiva vai além da exclusão das barreiras físicas. Ela compreende também tecnologias assistivas, materiais didáticos adaptados e espaços de aprendizagem que acolham a diversidade. O Censo Escolar 2023 destaca avanços nesse sentido, mas ainda há caminhos a percorrer para que as dependências nas escolas acompanhem a crescente matrícula de alunos que são público-alvo da Educação Especial, como as pessoas com deficiência.

Dados do Censo mostram que um pouco mais de 50% das escolas têm banheiros adaptados para pessoas com deficiência e apenas 23% possuem salas de atendimento especial. Números que são um chamamento para um olhar da garantia completa no que diz respeito à acessibilidade nas instituições de ensino.

Formação de Professores e Políticas Educacionais

A formação de professores é um pilar essencial para uma Educação de fato inclusiva. O investimento contínuo na capacitação profissional, alinhado à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, é crucial. Professores bem preparados são capazes de identificar e atender às necessidades individuais, criando um ambiente de aprendizado acessível e acolhedor.

Porém, segundo pesquisa realizada pelo Datafolha, 67% dos entrevistados concordam que os professores não têm formação para ensinar crianças com deficiência, como pontuou o Instituto Alana neste levantamento. Dado que mostra a importância da formação em Educação Inclusiva para todos os professores regentes de sala de aula e não apenas para professores do Atendimento Educacional Especializado. 

O Relatório Inclusão e Educação realizado pela Unesco, em 2020, apontou outro dado interessante: embora 70% dos países da América Latina prevejam em leis ou políticas a capacitação de professores para a inclusão, mais de 50% dos professores no Brasil, na Colômbia e no México ainda sentem uma grande necessidade de desenvolvimento profissional nessa área.

Uma Educação Básica de qualidade deve ser acessível para todas as crianças e jovens. Por isso, desenvolvemos, com o Instituto Rodrigo Mendes, um guia de recomendações para políticas de Educação Inclusiva destinadas aos governos estaduais e federal. Acesse este material aqui! 

Veja também

Quer receber uma newsletter mensal que traz os destaques do Todos Pela Educação? Preencha os dados e receba a “Todos em Dia".

    Quero receber e-mails informativos

    1

    Li e concordo com a política de privacidade e proteção de dados do Todos Pela Educação

    1