Tempo de leitura: 3 minutos

Diálogos #EducaçãoJá: o que os candidatos à Presidência pensam sobre Educação

|

Apesar de 80% dos adultos brasileiros afirmarem ter interesse em reportagens e notícias relacionadas à Educação, pouco destaque tem sido dado ao assunto nos debates realizados com os candidatos e as candidatas à Presidência da República. Entre tantos temas, muitas vezes esse, tão fundamental para o desenvolvimento do Brasil, acaba perdendo a importância. Por isso, nós tomamos a iniciativa de puxar essa conversa e organizamos, em parceria com o jornal Folha de S. Paulo (SP), a série de encontros intitulados Diálogos #EducaçãoJá com foco exclusivo em questões relacionadas à Educação Básica.

Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação, e Olavo Nogueira Filho, diretor de Políticas Educacionais da organização, ambos com longa trajetória na área educacional, participarão dos encontros, endereçando perguntas aos candidatos. A mediação ficará por conta de Ricardo Balthazar, repórter especial da Folha. A estreia ocorrerá nesta sexta-feira, (10),  com Ciro Gomes, candidato pelo PDT, às 11h30. Os debates ocorrerão na sede do Todos pela Educação, em São Paulo capital. Abaixo você confere a agenda completa dos debates e como participar.

Ao todo, os Diálogos #EducaçãoJá terão cerca de 1h dedicada exclusivamente a colocar a Educação na boca dos candidatos e evidenciar para o público o que o/a futuro/a presidente do Brasil e sua equipes pensam e querem para a Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio. “Precisamos colocar a Educação como prioridade nacional nessas eleições. Nossa ideia é que os eleitores saibam o que candidatos têm de propostas concretas para melhorarmos a qualidade e a equidade do nossos sistema de ensino”, explica Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos.

Diálogos com quem e por quê?

Os debates fazem parte do Educação Já!, iniciativa suprapartidária liderada pelo Todos Pela Educação que estabelece sete pontos prioritários para fazer avançar a Educação nos próximos anos. A agenda técnica norteará os questionamentos feitos aos presidenciáveis. “Educação não é, sozinha, a resposta para todos nossos problemas, mas um Brasil com igualdade de oportunidades e com cidadania plena começa na escola”, reforça Priscila Cruz.

Como critério para convidar os candidatos para os Diálogos #EducaçãoJá, o Todos e a Folha selecionaram aqueles mais bem colocados na última pesquisa de intenção de voto do Instituto Datafolha, divulgada em junho deste ano, considerando apenas aqueles com 2% ou mais de intenção de voto. Tal premissa baseia-se no entendimento de que estes têm as maiores probabilidades de ocupar a presidência do País. Ou seja: os presidenciáveis que não atingiram 2% de intenções de votos ficaram de fora da seleção.

Quatro candidatos convidados já confirmaram presença, confira:

Dia 10/8 (sexta), às 11h30 – Ciro Gomes (PDT)

Dia 13/8 (segunda), às 15h30 – Marina Silva (Rede)

Dia 15/8, às 10h30 – Geraldo Alckmin (PSDB)

Dia 16/8 (terça), às 10h30 – Fernando Haddad (PT), atual representante do candidato do PT à presidência

Também foram convidados os presidenciáveis Jair Bolsonaro (PSL) e Álvaro Dias (Podemos), que ainda não definiram data para participação. Manuela D’Ávila (PCdoB) teve a participação individual cancelada, uma vez que retirou a candidatura para fazer coligação com a chapa do PT.

E você com isso?

A Educação é capaz de impulsionar todas as áreas do País mas, para isso, sociedade e gestores têm de colocar o assunto na roda. Por um lado, a demanda da população tem de exigir soluções que dialoguem com os desafios educacionais amplamente documentados; por outro, os candidatos e suas equipes devem indicar propostas alinhadas ao cotidiano das comunidades escolares e a uma formação integral de crianças e jovens.

A fim de qualificar esse debate, o Diálogos #EducaçãoJá conta com sua participação on-line, divulgação, replicação dos conteúdos das sabatinas e discussão entre amigos e familiares sobre as propostas dos candidatos. Participe!

SE LIGA!

Fechados para convidados, os encontros poderão ser acompanhados por meio das transmissões ao vivo no Facebook, Twitter e Youtube do Todos e site do jornal Folha.  Envie-nos suas perguntas por meio das nossas redes sociais com a hashtag #EducaçãoJá.