Tempo de leitura: 4 minutos

Dia de Doar Agora: o que podemos fazer pela Educação durante e após a pandemia

|

Assim como grande parte dos 48 milhões de alunos brasileiros, a equipe do Todos Pela Educação tem passado parte do primeiro trimestre de 2020 em casa. Mas, mesmo a distância, seguimos comprometidos e trabalhando pela Educação Básica Pública. Além de colocar em prática nosso planejamento estratégico para 2020, incorporamos ao nosso trabalho de início de ano iniciativas de apoio ao poder público educacional e às famílias frente à pandemia do novo coronavírus. E você também pode fazer parte disso nos apoiando financeiramente!

Faça do Dia de Doar Agora um compromisso com o apoio à escola pública e à igualdade de oportunidades para todos durante e após a pandemia.

Todos por um propósito: por que apoiar o Todos Pela Educação no Dia de Doar Agora?

Por todo o País, pessoas e organizações da sociedade civil provam sua força para atenuar os impactos da Covid-19 na vida dos brasileiros com doações e trabalho conjunto. Para fortalecer ainda mais essa união, foi criado o Dia de Doar Agora. A data é uma versão do Dia de Doar 2020 – agendado para 03 de dezembro deste ano -, mas focado no momento emergencial em que vivemos. Essa é sua chance de fazer parte de uma corrente sem precedentes pelo coletivo! Na Educação, com a suspensão prolongada das aulas, os prejuízos serão grandes e não cessarão ao final da pandemia, muito pelo contrário. Por isso, neste 5 de maio, sua doação para a Educação Pública é tão importante!

+LEIA MAIS: FIQUE EM CASA, MAS NÃO DISTANTE – VEJA COMO INICIAR BOAS CONVERSAS COM SEUS FILHOS

Durante o período de distanciamento social, temos colocado nossa comunicação, articulação e conhecimento técnico à serviço do aprofundamento de debates sobre as atividades educacionais remotas e a volta às aulas, comprometidos com o direito de aprender das crianças e jovens e com o reconhecimento do esforço dos professores, sabendo que o que está em jogo é o futuro a médio prazo de milhares de sonhos e do Brasil. Assim, ao apoiar o Todos, você entra nessa luta com a gente e se torna co-autor das muitas atividades que desempenhamos no período. Veja quais são:

⧫ Todos Pela Educação no centro do Roda Vida
Para debater sobre a suspensão das aulas presenciais em decorrência ao combate à pandemia de Covid-19 e outros assuntos que vêm mobilizando pais, alunos, professores, especialistas e lideranças públicas, Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação, esteve no programa Roda Viva da TV Cultura, no dia 13 de abril. Veja os destaques dessa participação aqui.

⧫ Nota Técnica “Ensino a distância na Educação Básica frente à pandemia da Covid-19”
O Todos lançou uma análise sobre ensino remoto e desafios relacionados à Educação a Distância a partir dos dados e pesquisas mais recentes. Leia.

⧫  Nota Técnica “O Desafio da volta às aulas: contribuições para o debate público”

Lançamos uma nota técnica sobre as melhores práticas de retorno às aulas após situações de crise e os desafios na gestão educacional. Além disso, fizemos encontros virtuais para debater o documento e o tema, trazendo entre os convidados professores da Educação Básica, um dos profissionais mais sobrecarregados durante a crise frente ao volume de trabalho. O objetivo é apoiar o poder público, os educadores e as famílias na volta às aulas, com as melhores práticas em outras situações fora do comum. Leia aqui.

⧫ Webinário “A Educação frente à Pandemia”, em parceria com CNE e Banco Mundial
Como parte da série “Diálogos com o CNE”, o evento virtual debateu sobre os desafios pedagógicos e de gestão na organização do ensino remoto nas primeiras semanas da pandemia. Faça como mais de 6 mil pessoas e assista aqui. 

⧫ Webinário “Regulação e gestão educacional durante a emergência de saúde pública”, em parceria com o CNE
Ainda na série “Diálogos com o CNE”, o Todos realizou um segundo evento virtual mais focado na resolução normativa elaborada pelo órgão, que orienta as redes de ensino sobre medidas a serem adotadas ainda durante a suspensão e no período de volta às aulas. Além dos representantes da instituições organizadoras, o evento contou com membros da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE). Cerca de 7,5 mil pessoas acompanharam ao vivo e o vídeo já teve mais de 45 mil visualizações. Assista também.

⧫ Webinário “O Desafio da Volta às Aulas”
O Todos Pela Educação organizou dois webinários com especialistas, ex-gestores educacionais e professores dois encontros virtuais para debater a nota técnica sobre volta às aulas no contexto da pandemia do novo coronavírus. Se você perdeu, não tem problema. Assim como as 2 mil pessoas que participaram, você pode assisti-los aqui.

⧫ Campanha #ConversarFazBem, em apoio às famílias durante a pandemia
Lançada no final de março para estimular o diálogo durante o distanciamento social no combate à Covid-19, que está deixando estudantes em casa devido ao fechamento das escolas, a campanha #ConversarFazBem busca incentivar pais, mães e demais responsáveis a interagir com as crianças e os jovens a partir de uma seleção de perguntas. Para disseminar a ideia, a mobilização incentiva que essa experiência seja compartilhada nas redes sociais. Veja aqui como participar e inspire outras famílias.

⧫ Apoio à Frente Parlamentar Mista de Educação em deliberações de combate à Covid-19, como propostas de emendas ao Projeto de Lei sobre distribuição de merenda durante a pandemia ( PL 786/2020)
Com a suspensão das atividades presenciais do Congresso Nacional, realizamos reuniões virtuais entre os parlamentares da área da Educação para discutir e deliberar posicionamentos a respeito de temática urgentes relativas ao Fundeb e à pandemia de Covid-19. O Todos também colaborou na defesa e no aprimoramento de um projeto de lei (PL nº 786/2020) que tem a finalidade de garantir a distribuição da merenda escolar aos alunos durante o período em que as escolas estão fechadas. O PL foi aprovado e hoje é a Lei nº 13.987/2020. 

⧫ Análise e proposta de emendas à Medida Provisória de flexibilização dos dias letivos (MP 934/2020)
A partir do envio pelo Governo Federal da medida provisória (MP nº 934/2020) que flexibiliza o número mínimo de 200 dias letivos durante o período de calamidade pública, o Todos se posicionou defendendo precauções que devem ser consideradas nesse processo. Além disso, colaborou na produção de emendas à MP para garantir cuidados aos estudantes brasileiros durante o período de suspensão das aulas. Leia aqui.

⧫ Apoio à Campanha Sociedade contra o Coronavírus
A campanha #SociedadeContraoCorona, uma iniciativa que já reúne pelo menos 80 organizações da sociedade civil, entre elas o Todos Pela Educação, tem o objetivo de exigir que o poder público brasileiro encare a situação de calamidade social advinda do novo coronavírus com seriedade à altura. Saiba mais.

QUEM É O TODOS PELA EDUCAÇÃO

QUERO AJUDAR DE OUTRA FORMA

Conheça melhor o Todos e todas as maneiras de nos ajudar.