Tempo de leitura: < 1 minuto

Dia da Educação: A Educação como direito das crianças e dos jovens ao hoje

|

Hoje, dia 28 de abril, celebra-se o Dia da Educação no Brasil. Para nós, que somos Todos Pela Educação, é dia de renovação de compromisso e de reivindicação. É dia de fazer uma promessa, promessa de estarmos presentes para cobrar por uma jornada educacional mais equitativa, de qualidade. Uma Educação impulsionadora de sonhos, que resumimos no vídeo a seguir.

É verdade que a Educação é transformadora. Que pode mudar uma vida ou um país inteiro. Não é o único, mas um imprescindível recurso contra a desigualdade que ameaça a existência de muitos lares, da comida no prato, do bem-estar.

Também é verdade que grandes mudanças sociais levam tempo, e requerem esforços de muitas pessoas, governantes ou não; de áreas diferentes; de fatores mais ou menos controláveis – como uma nova pandemia. Essa verdade é um desafio especial para quem se dedica a causas, como nós, do Todos Pela Educação. 

Mas a imensa vontade de sermos, no futuro, um país em que todas as pessoas tenham acesso a saberes, espaços culturais, lazer e tudo o que compõe o universo da Educação não é a única razão de insistirmos em mudanças agora, ou melhor, para ontem.

A Educação é, sim, uma promessa do amanhã – e é, também, muito mais do que isso. A Educação é um fim em si. É por isso que insistimos: pelo direito de toda criança e jovem ao hoje.

E essa é a nossa promessa.


1 Comentário para “ Dia da Educação: A Educação como direito das crianças e dos jovens ao hoje”