Tempo de leitura: < 1 minuto

Todos Pela Educação aprofunda contribuições técnicas para secretarias municipais de Educação

Esforço faz parte da iniciativa “Educação Já Municípios”, que tem como objetivo oferecer recomendações para a formulação de políticas educacionais e tem caráter estritamente voluntário, sem qualquer tipo de contrapartida financeira. 
A imagem mostra quatro crianças em uma biblioteca, cercadas por prateleiras repletas de livros. Elas estão em pé, segurando livros abertos e sorrindo enquanto leem. A primeira criança, à esquerda, é uma menina loira de vestido laranja claro, olhando para seu livro com um sorriso suave. Ao lado dela, uma menina com cabelo cacheado preso em um coque alto veste uma blusa branca e uma saia clara, segurando um livro de capa vermelha e rindo. A terceira criança, uma menina de cabelos volumosos e cacheados, usa um vestido cinza com detalhe brilhante no peito e também segura um livro vermelho, sorrindo animada. Por fim, no canto direito, um menino de cabelos curtos e camisa clara está segurando um livro e rindo. O ambiente é iluminado, e o cenário transmite alegria e interesse pela leitura.

Esforço faz parte da iniciativa “Educação Já Municípios”, que tem como objetivo oferecer recomendações para a formulação de políticas educacionais e tem caráter estritamente voluntário, sem qualquer tipo de contrapartida financeira. 

O Todos Pela Educação aprofundará, ao longo de 2025, suas contribuições técnicas para secretarias municipais comprometidas com a melhoria da Educação Básica no Brasil. Por meio da iniciativa “Educação Já Municípios”, iniciada durante o período eleitoral de 2024, a organização oferece, de forma estritamente voluntária – sem qualquer tipo de repasse ou contrapartida financeira – subsídios para o fortalecimento da gestão das redes de ensino.

Baseado em um documento publicado em outubro do ano passado, o apoio técnico do Todos Pela Educação tem como premissa o suprapartidarismo, o respeito à independência e autonomia das gestões municipais e às necessidades locais. 

Atualmente, a organização tem colaborado tecnicamente com diferentes secretarias de Educação pelo país que avaliam o “Educação Já Municípios” como uma das referências para orientar a formulação de políticas educacionais, alinhadas aos valores de equidade e transparência. Entre os exemplos, estão as secretarias de Belém (PA) e Florianópolis (SC), onde o Todos Pela Educação tem contribuído com o planejamento e aprimoramento de estratégias locais, utilizando os mais recentes dados e evidências, além de experiências bem-sucedidas na gestão educacional no Brasil e no mundo.

Além do documento técnico “Educação Já Municípios”, o Todos Pela Educação também divulgou em 2024 diagnósticos de dados para todos os 5.570 municípios brasileiros, além de materiais de apoio sobre temas como financiamento e planejamento estratégico. 

Todos os conteúdos estão disponíveis gratuitamente na plataforma Educação Já Municípios.

Veja também

Quer receber uma newsletter mensal que traz os destaques do Todos Pela Educação? Preencha os dados e receba a “Todos em Dia".

    Quero receber e-mails informativos

    1

    Li e concordo com a política de privacidade e proteção de dados do Todos Pela Educação

    1