Tempo de leitura: < 1 minuto

Acesso à Creche: entenda como a dificuldade de acesso prejudica milhões crianças pelo Brasil

|

Em todo país, cerca de 2,3 milhões de crianças de 0 a 3 anos não estão em creches por alguma dificuldade de acessar o serviço, seja por falta ou localização erma da escola, inexistência de vaga ou a instituição de ensino não aceitou o aluno por conta da idade. Esse é o principal destaque do levantamento realizado pelo Todos Pela Educação a partir de dados da Pnad Contínua Educação 2023, pesquisa feita pelo IBGE.

TENHA ACESSO AO LEVANTAMENTO COMPLETO AQUI

A Creche é a primeira etapa da Educação Básica e atende crianças de 0 a 3 anos. Apesar de não haver obrigatoriedade de matrícula, a oferta de vagas é dever constitucional e um direito das crianças. Cerca de 6 em cada 10 famílias gostariam que seus filhos frequentassem a Creche, mas apenas 4 são atendidas. Veja no gráfico abaixo.

A imagem é um gráfico de pizza colorido com informações sobre a frequência de crianças em creches, destacando desigualdades no acesso. No topo, há um selo com o texto "ALERTA DESIGUALDADE!" e o logo do "Todos Pela Educação". O gráfico está dividido em quatro partes: A maior seção, representando 40%, é colorida em amarelo e tem a inscrição "4,7 milhões Frequentam a Creche". A segunda maior parte, roxa e equivalendo a 36%, diz "4,2 milhões Não frequentam a Creche por opção dos pais". Uma seção significativa, também em roxo, correspondendo a 20%, indica "2,3 milhões Não frequentam por dificuldade de acesso". A menor seção, em tom mais claro de roxo e com 3%, relata "0,4 milhões Não frequentam a Creche por outros motivos". No canto inferior esquerdo, existe uma fonte citada: "Fonte: Todos Pela Educação 2016/2017; Elaboração: Todos Pela Educação"

Desigualdades aprofundam o problema

As barreiras de acesso atingem de forma diferente as crianças mais pobres e as mais ricas. E também há muita heterogeneidade entre os estados brasileiros. Quer saber como a desigualdade social afetas as nossas crianças e como o seu estado atende aos pequenos? Veja o levantamento completo neste infográfico.

Por que Creche é importante?

A Creche tem a função de oferecer mais plenitude à infância, diversificando e aprofundando as primeiras aprendizagens e as interações sociais e, assim, construir uma base sólida e abrangente que prepare os pequenos para a aprendizagem ao longo de toda a vida. Tudo isso além de ser um espaço para que as crianças recebam cuidados e se desenvolvam enquanto seus responsáveis trabalham.

 

LEIA MAIS: PNAD CONTÍNUA: O QUE O IBGE REVELA SOBRE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA?

CONHEÇA A ATUAÇÃO DO TODOS PELA EDUCAÇÃO NA AGENDA DA PRIMEIRA INFÂNCIA BRASILEIRA

EDUCAÇÃO JÁ 2022: CONHEÇA AS RECOMENDAÇÕES PARA POLÍTICAS DE PRIMEIRA INFÂNCIA

 


1 Comentário para “ Acesso à Creche: entenda como a dificuldade de acesso prejudica milhões crianças pelo Brasil”