Tempo de leitura: 2 minutos

17 anos pela Educação: por uma escola pública que conte novas histórias

|

É na sala de aula que tudo começa. Se queremos estar na vanguarda científica, ter destaque econômico, uma democracia robusta e gerar vida feliz e digna, o caminho passa pela escola pública. E não qualquer uma. Tem que ser vibrante, bem equipada e constantemente apoiada, com professores respeitados e motivados. Tem que ser espaço onde as diferenças sejam encaradas como potência para a aprendizagem. 

Esse é o gás que move quem é pela Educação. Isso é o que nos dá ânimo há 17 anos, completados no último 6 de setembro. Marco importante para renovarmos o compromisso com a vontade de contar histórias diferentes sobre nosso povo. Histórias de oportunidades que desafiem as estatísticas e os preconceitos. Histórias que começam com Educação Pública de qualidade e para todos.

Dá pra fazer. Viajando pelo Brasil, vimos iniciativas valentes de professores, alunos, diretores e gestores públicos que mostram que temos criatividade e conhecimento para escrever alternativas menos desiguais e tão originais quanto nossas diversidades.

Celebre quem faz a Educação

No último ano, em caravana pelo país, estivemos com educadores e estudantes que querem mais aprendizagem e compromisso com as escolas públicas. Com eles vivemos e revivemos a nossa missão e, por ocasião de nosso aniversário, decidimos celebrá-los como lembrete do que nos move! 

Recolhemos seus pensamentos e os transformamos em arte, com o apoio do artista e educador Douglas Gonçalves. Em uma ação de cocriação, estampamos alguns dos desejos para o Ensino Público em lambe-lambes e realizamos uma intervenção artística com a comunidade da EMEF Madre Joana Angélica de Jesus, em Guaianases, zona leste de São Paulo capital, com o coletivo LambiDasMina e apoio da rede Conectando Saberes. Ali sentimos que fomos presenteados de muitas formas: com o brilho no olhar de cada criança; com a acolhida e energia de toda a comunidade escolar e com a experiência das profissionais que ali trabalham. Baterias recarregadas para reinvidicar políticas públicas que transformem a Educação!

 

Veja como foi:

 

Cola com a gente? Se você também é pela Educação, baixe, curta e “cole” os lambes virtuais.

Para fazer o download, basta clicar na imagem do lambe que gostou

 

 

CURTA E COMPARTILHE