Tempo de leitura: 2 minutos

Eleições 2020: Todos realiza formação sobre Educação Básica para candidatos em SP

|

Dar prioridade política à Educação Básica na gestão pública é pré-requisito se quisermos dar um salto nos índices de aprendizagem de nossos alunos nos próximos anos. Mas não basta o discurso, é preciso conhecer o assunto para desenhar propostas alinhadas às necessidades dos estudantes e de seus territórios. A fim de pautar a Educação nas eleições municipais 2020 e comprometido com a qualificação do debate, o Todos Pela Educação liderou, no dia 8 de fevereiro, uma oficina técnica na sede do movimento RenovaBr para candidatos à prefeitura e ao legislativo municipal. Afinal, além de creches, os municípios precisam estar por dentro de muitas outras temáticas quando o assunto é Educação Básica.

SAIBA MAIS: O QUE O FUNDEB TEM A VER COM SEU MUNICÍPIO – CONHEÇA O MECANISMO QUE GARANTE A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS

Na ocasião, Olavo Nogueira Filho, diretor de políticas educacionais do Todos, apresentou a 73 pessoas um panorama da Educação Básica brasileira e seus desafios, além de algumas experiências educacionais de sucesso no Brasil: tudo para apoiar os atuais e futuros gestores e legisladores a colocar a Educação Básica entre os temas prioritários de suas campanhas e mandatos.

 

Educação Básica nas eleições 2020

Aumento de vagas, alfabetização, nível de aprendizagem e responsabilidade de Estados, Municípios e União foram alguns dos assuntos debatidos no encontro. Os tópicos são, na opinião de Olavo, essenciais para preparar os futuros líderes para um olhar crítico para a área. “Para que a Educação seja prioridade nos mandatos que terão início no próximo ano, é preciso que os candidatos entendam a importância do ensino de qualidade para o desenvolvimento de suas cidades em diferentes áreas. Educação muda tudo, ela é transversal”, disse.

E MAIS: QUER QUE O BRASIL DÊ UM SALTO NA EDUCAÇÃO? SAIBA COMO

 

Além da parte expositiva, a reunião contou também com uma oficina prática, em que os presentes puderam refletir sobre como poderiam dar ao tema da Educação relevância em seus projetos e mandatos e elencar quais seriam as urgências de seus territórios.