Tempo de leitura: 2 minutos

Todos Pela Educação mobiliza diferentes partidos em prol da Educação Básica

|

Impulsionar o desenvolvimento do País requer esforço conjunto, de todas as esferas de poder, a fim de colocar a Educação Básica entre as prioridades da gestão pública. Em se tratando das prefeituras, esse engajamento é ainda mais fundamental. Quando o líder local atua pela qualidade do Ensino Infantil e dos Anos Iniciais do Fundamental, ele está lançando as bases para uma formação robusta, essencial para trajetórias escolares de sucesso e projetos de vida bem-sucedidos, que, por sua vez, são o eixo central da prosperidade de um país. Para engajar as gestões municipais 2021-2024 nesse efeito dominó positivo, o Todos Pela Educação tem mobilizado partidos de todo o espectro político para que se comprometam com a melhoria da Educação Básica junto aos seus candidatos nas eleições de 2020. 

Entre outubro e novembro, o Todos tem apresentado a diferentes fundações partidárias o “Educação Já Municípios”, um documento que traz diagnósticos precisos e recomendações específicas para o mandato municipal na área da Educação, e o “Painel Educação Já Municípios”, com indicadores educacionais para todos os municípios brasileiros (entenda a iniciativa ao final do texto). Além de qualificar o debate e mobilizar as lideranças, o objetivo é equipar os candidatos e futuros (as) eleitos (as) com ferramentas de diagnóstico educacional e de estruturação de políticas públicas educacionais que sejam efetivas na resolução dos desafios locais, que tendem a ser ainda mais complexos dado o aprofundamento dos desafios educacionais impostos pela pandemia da Covid-19.

“Com a crise da pandemia, os desafios na Educação se aprofundaram e as decisões dos próximos gestores municipais terão papel crucial, no curto e médio prazos. É fundamental que a gestão orientada pelas evidências passe a ser uma prioridade institucional em todos os partidos, independente de sua linhagem ideológica”, afirma Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos.

 

Partidos mobilizados

O Todos já agendou ou realizou apresentações com fundações de Rede, DEM, Podemos, Novo, PSDB, PSB, MDB e Solidariedade. Além disso, cinco deles (Rede, DEM, PSB, Solidariedade e PSDB) manifestaram a intenção de assinar uma carta-compromisso com princípios que regem o documento Educação Já Municípios.

 

Assine a carta-compromisso

Fazer um pacto pela Educação de qualidade ainda nos primeiros anos da escolaridade pode mudar a história do ensino do Brasil nos próximos anos e, consequentemente, do País. É desde a infância que se prepara gerações de cidadãos melhor equipados para os desafios complexos impostos pela vida e mercado de trabalho contemporâneos. Por isso, está aberto o convite do Todos à assinatura da carta-compromisso por Educação Já para todas as fundações partidárias e aos futuros prefeitos ou prefeitas eleitos(as).

 

Entenda a iniciativa nos Municípios

Além do documento Educação Já Municípios elaborado com a contribuição de 14 especialistas da área educacional, a iniciativa Educação Já Municípios engloba outras ações a fim de colocar a Educação Básica na pauta do debate eleitoral 2020 e dar apoio às localidades no avanço sustentável da qualidade no Ensino Básico Público. Entres as principais ações estão: o Painel, que organiza dados educacionais dos municípios brasileiros para gerar relatórios customizados; e uma agenda de sabatinas online entre outubro e novembro com candidatos e candidatas às prefeituras de algumas das maiores capitais de diferentes regiões do País.