Tempo de leitura: 2 minutos

Todos Pela Educação apresenta recomendações técnicas aos secretários das capitais

As contribuições, compartilhadas durante evento do Consec nos dias 30 e 31 de janeiro, fazem parte da iniciativa Educação Já Municípios.
A imagem mostra um evento organizado pelo Conselho Nacional de Secretários das Capitais (Consec) em um ambiente moderno e bem iluminado. Vários participantes, incluindo gestores e especialistas em educação, estão reunidos ao redor de mesas dispostas em formato de conferência. No centro da imagem, um palestrante está de pé, segurando um microfone e apresentando informações projetadas em duas telas grandes ao fundo. Nas telas, há um slide com o título "Subsídios para o início de gestão", acompanhado da imagem de crianças sorrindo. O espaço tem uma identidade visual colorida, com destaque para as palavras "Educação Já" e "Consec" nas paredes. Os participantes parecem atentos, tomando notas e interagindo com o conteúdo apresentado. O ambiente sugere uma reunião estratégica voltada para discutir políticas e iniciativas educacionais nas capitais brasileiras.

As contribuições, compartilhadas durante evento do Consec nos dias 30 e 31 de janeiro, fazem parte da iniciativa Educação Já Municípios.

O Todos Pela Educação apresentou contribuições elaboradas no âmbito da iniciativa Educação Já Municípios aos secretários(as) de Educação das capitais brasileiras durante o encontro organizado pelo Conselho Nacional de Secretários das Capitais (Consec), nos dias 30 e 31 de janeiro, em São Paulo. 

Entre os materiais apresentados estão o documento principal Educação Já Municípios, com recomendações estratégicas para as gestões municipais no ciclo 2025-2028; e uma cartilha sobre planejamento estratégico para secretarias municipais – disponíveis na plataforma exclusiva da iniciativa, junto a outros materiais como panoramas de dados de Educação dos municípios.

“Com compromisso político, recursos necessários e boa gestão, é possível avançar na Educação Básica nos municípios. Importante iniciativa do Consec, reunindo os secretários das capitais já no início das gestões para discutir e buscar soluções concretas para os desafios a serem vencidos pelas gestões”, destacou Olavo Nogueira Filho, diretor-executivo do Todos Pela Educação.  

Ao todo, secretarias de Educação de 19 capitais participaram do encontro, compartilhando experiências e boas práticas de gestão, além de casos de sucesso e desafios enfrentados em suas redes. A discussão reforçou a importância de uma atuação colaborativa e da adoção de políticas eficazes para garantir qualidade na aprendizagem e redução das desigualdades educacionais em todas as capitais.

Reforçando o apoio técnico necessário para enfrentar os desafios da Educação Básica, o encontro do Consec também reuniu outros especialistas e organizações como Itaú Social, Instituto Natura, Fundação Lemann, Profissão Docente, Instituto Península, Centro Lemann, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Instituto Reúna e Instituto Ayrton Senna.  

Sobre o Educação Já Municípios

A iniciativa Educação Já Municípios foi lançada em agosto de 2024 com o objetivo de elevar a prioridade política atribuída à Educação nos municípios e fornecer insumos técnicos para que prefeitos(as) e gestores(as) possam implementar políticas públicas eficazes e equitativas. Neste sentido, o Todos Pela Educação tem realizado uma série de ações, como um encontro com prefeitos eleitos e reeleitos de grandes cidades do país

Veja também

Quer receber uma newsletter mensal que traz os destaques do Todos Pela Educação? Preencha os dados e receba a “Todos em Dia".

    Quero receber e-mails informativos

    1

    Li e concordo com a política de privacidade e proteção de dados do Todos Pela Educação

    1