Tempo de leitura: < 1 minuto

Professoras que fizeram história na política brasileira

Inspire-se com professoras que ajudaram a mudar a História política do Brasil
Fotos de Antonieta de Barros e Almerinda de Farias Gama, mulheres negras.

03 de novembro ficou conhecido como o Dia da Instituição do Direito ao Voto da Mulher, um princípio da participação feminina no processo democrático, após anos de luta.

Para inspirar, conheça duas professoras que ajudaram a mudar a História política do Brasil, reconhecendo a importância da Educação na formação cidadã:

Foto em preto e branco de Antonieta de Barros. Mulher, negra, usa óculos de grau.

Antonieta de Barros

Foi a primeira mulher negra a ser eleita por voto popular no Brasil, em 1934. Antonieta exerceu o cargo de deputada estadual por Santa Catarina. Nascida em Florianópolis, era professora e jornalista, além de ter se dedicado à vida pública. É ela a responsável pela criação do Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro.

 

Foto em sépia de mulher negra.

Almerinda de Farias Gama

Nasceu em Maceió (AL), em 1899, e foi professora e tradutora de inglês, espanhol e francês, além de advogada e sindicalista. Foi uma das fundadoras da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, ao lado da cientista paulista Bertha Lutz.

Veja também

Quer receber uma newsletter mensal que traz os destaques do Todos Pela Educação? Preencha os dados e receba a “Todos em Dia".

    Quero receber e-mails informativos

    1

    Li e concordo com a política de privacidade e proteção de dados do Todos Pela Educação

    1