Tempo de leitura: < 1 minuto

Priscila Cruz participa de debate sobre PNE e destaca importância de políticas para a Primeira Infância e professores

|

A presidente-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, participou de debate sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) no Seminário LIDE Educação, realizado em São Paulo, nesta quinta-feira (3). O evento, que reuniu empresários, especialistas e autoridades, teve como tema a importância da tecnologia na construção de uma Educação para o futuro.

Durante a exposição, Priscila ressaltou a necessidade de um PNE com foco na redução das desigualdades e na garantia do direito de todas as crianças e jovens a uma Educação de qualidade, o que passa fundamentalmente por fortalecer as políticas públicas para formação de professores.

“A gente tem uma ideia de que o professor é algo simples, mas não é assim: trata-se da profissão mais complexa que existe. Deveríamos ter uma obsessão absoluta em formar bem os professores, até pelo lado da tecnologia. O Ministério da Educação deveria ampliar o foco na capacitação desse profissional”, ressaltou.

A presidente-executiva do Todos também destacou a necessidade de o país avançar na construção de uma Política Nacional Integrada para a Primeira Infância, que deu um passo importante com a assinatura de decreto em julho – prevendo a criação de um comitê sobre o tema – mas que ainda precisa de prioridade do governo e senso de urgência para ser efetivada.

Sobre o PNE

Instituído em 2014 pela Lei nº 13.005, o Plano Nacional de Educação reúne um conjunto de 10 diretrizes e 20 metas compartilhadas por União, estados e municípios para a Educação. O atual PNE, que encerraria sua vigência em dezembro de 2024, terá validade de mais um ano, conforme estabelecido pela Lei 14.934, sancionada em julho.