Tempo de leitura: 2 minutos

Primeira Infância: governo federal promete liderança e lançamento de aplicativo; experiências regionais saem do papel

Três pessoas estão sentadas em poltronas brancas sobre um palco, participando de um painel. Uma mulher ao centro fala ao microfone, enquanto os dois homens ao seu lado escutam. Todos usam trajes formais. Atrás deles, o fundo exibe a identidade visual do evento “Educação Já – Encontro Anual 2025” e o logo do Todos Pela Educação. Há mesas pequenas entre os participantes, com copos d’água e objetos pessoais.

Um dos anúncios relevantes do Encontro foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana: o Ministério da Educação assumirá a coordenação da Política Nacional Integrada para a Primeira Infância. Segundo o ministro Camilo Santana, essa é uma prioridade estratégica do governo federal, que passa a incorporar de forma mais ativa a agenda da Primeira Infância a partir de uma articulação intersetorial.

“Um pedido que eu fiz ao presidente da República, uma cobrança enorme que eu tenho recebido da Priscila: o Ministério da Educação vai assumir a coordenação da Política Nacional Integrada para a Primeira Infância, que foi construída com muita contribuição do Todos Pela Educação.”

 

A ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, detalhou os avanços em curso no governo federal para melhorar a comunicação com as famílias e integrar políticas voltadas à Primeira Infância. Ela destacou o lançamento iminente da nova versão da Caderneta da Criança, da área da Saúde, e o desenvolvimento de um portal unificado com informações do CadÚnico. 

“A Caderneta da Criança está para sair. A nossa ideia é que até o final do ano o portal esteja no ar, com a parte do CadÚnico pronta. A gente pretende que a comunicação personalizada de algumas áreas, principalmente de vacinação e de matrícula escolar, esteja pronta até o meio do ano.”

No âmbito estadual e municipal, iniciativas bem-sucedidas também foram apresentadas como exemplos concretos de políticas públicas voltadas à Primeira Infância. O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), sublinhou o papel do estado de apoiar os municípios nas metas previstas para a Primeira Infância.

“Vamos seguir colocando a tecnologia a serviço desse esforço. A experiência em Lagoa do Piauí mostra como isso é possível: todas as crianças estão cadastradas em uma plataforma que conecta famílias, profissionais das redes de Saúde, Educação e Assistência, e gestores públicos. O sistema tem diferentes perfis de acesso e permite respostas rápidas e articuladas — da ação das famílias ao planejamento estratégico do governo.

Veja a apresentação completa exibida pelo governador Rafael Fonteles.

Já o prefeito de Recife, João Campos (PSB), destacou o compromisso com a ampliação do acesso à creche no município, com foco em garantir o atendimento às crianças mais vulneráveis: 

“Nós estamos triplicando o número de vagas de creches. Percebi que, se a gente não tivesse um mecanismo rápido de busca direcionada na matrícula, ia ter uma migração da classe média para as nossas creches e as crianças mais vulneráveis ficariam de fora.”

Veja a apresentação completa exibida pelo prefeito João Campos.

Os representantes do Legislativo presentes no encontro também demonstraram disposição em priorizar a Primeira Infância. Reconhecendo o tema como essencial no enfrentamento às desigualdades, os deputados Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados, e Rafael Brito (MDB-AL), presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME), destacaram que acompanharão as iniciativas da sociedade civil e colaborarão para que o debate esteja presente na pauta do Congresso Nacional.

Assista na íntegra o painel sobre Primeira Infância e Governo Digital


Veja outros compromissos assumidos ao longo do Encontro Anual Educação Já 2025

Plano Nacional de Educação: compromisso direto da Câmara dos Deputados

Governadores: Tempo Integral e colaboração com municípios são apostas para aumentar a aprendizagem dos alunos

Prova Nacional Docente reconhecida pelo Brasil

Veja também

Quer receber uma newsletter mensal que traz os destaques do Todos Pela Educação? Preencha os dados e receba a “Todos em Dia".

    Quero receber e-mails informativos

    1

    Li e concordo com a política de privacidade e proteção de dados do Todos Pela Educação

    1