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“JUVENTUDES PELA EDUCAÇÃO”: CONHEÇA PROPOSTAS PARA FORTALECER A PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS NA EDUCAÇÃO

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Embora o Brasil disponha de uma série de legislações que fomentem a participação dos jovens nas diferentes instâncias da sociedade, como o Estatuto da Juventude (2013) e a meta de gestão democrática do Plano Nacional de Educação (PNE) (2014), o diálogo com as juventudes na área da Educação ainda é limitada, quando muito, a uma escutatória sem devolutivas concretas.

Visando inspirar e organizar orientações para a participação das juventudes nas escolas e nas políticas públicas de Educação, o Todos Pela Educação, o Instituto Inspirare e o Instituto Unibanco produziram conjuntamente com 60 pessoas (alunos, professores, jovens universitários, gestores e especialistas) o documento “Juventudes Pela Educação”.

A publicação reúne propostas para uma escuta mais qualificada do que os jovens pensam e desejam da Educação, para o fortalecimento de organizações e movimentos jovens engajados na melhoria da Educação, para fomentar a participação ativa das juventudes nas escolas e nas políticas públicas. Além disso, o documento também levanta a bandeira da multiplicidade das juventudes brasileiras que são plurais e, consequentemente, têm expectativas diversas para a escola.  Ele está dividido em “motivos para participar” e “propostas do que fazer”.

Além disso, o documento aponta a necessidade de criar canais de diálogo institucionais nas escolas e nas gestões educacionais, mas também a demanda por novos formatos de participação. Há ainda anexos que compilam as últimas pesquisas sobre juventude nos últimos anos e legislação, materiais disparadores para novas maneiras de pensar a participação.

O lançado oficial ocorreu nesta segunda-feira (16), no Evento 360 Jovem, do jornal O Globo e Extra, no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro (RJ). Entre os debatedores estiveram Carolina Fernandes, relações governamentais e juventude do Todos Pela Educação; Anna Penido, diretora-executiva do Instituto Inspirare, e Gabriel Medina, do instituto Unibanco; Aniely da Silva, Thaianne de Souza e Vinicius de Andrade, egressos de escola pública; todos eles participantes da elaboração do documento.

Acesse o documento na íntegra aqui