Tempo de leitura: 2 minutos

Eleições 2020: “Precisamos de prefeitos que entendam que é a Educação de qualidade que mudará a história do Brasil”

|

Há quase sete meses, todas as escolas do Brasil estão fechadas ou funcionando parcialmente. Para uma considerável parcela dos estudantes, nem as atividades a distância foram capazes de minimizar os efeitos negativos desse distanciamento, sendo que 28% dos jovens pensam em não retornar quando as instituições reabrirem. Já para os professores, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Nova Escola, 30% consideram que o ensino remoto está sendo péssimo ou ruim e 33%, razoável. Além dos desafios já existentes na Educação, a pandemia do novo coronavírus aprofundou desigualdades e criou novas demandas. Para debater a necessária prioridade da Educação Pública Básica na pauta eleitoral deste ano, como parte das principais ações da iniciativa Educação Já Municípios, o Todos Pela Educação recebeu o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso em um encontro online com Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos (assista na íntegra abaixo).

Essas eleições municipais são as mais importantes da história da República brasileira. Os eleitos serão os gestores públicos ligados à reconstrução do País. Na Educação, teremos todo o trabalho que já tinha que ser feito alinhado a outra camada muito desafiadora: mitigar os efeitos e conseguir avançar por conta da pandemia”, afirmou Priscila. 

O ministro Luís Roberto Barroso também destacou a importância desse pleito para o dia a dia das pessoas. “Os grandes responsáveis pela primeira etapa da Educação Básica são os municípios. Portanto, a escolha dos novos líderes é fundamental por muitas razões, inclusive para a Educação. Eu considero de grande relevância o documento técnico que o Todos Pela Educação preparou para a orientação dos prefeitos”, declarou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral sobre o Educação Já Municípios, iniciativa lançada pelo Todos neste mês.

++PREPARADO(A) PARA VOTAR PELA EDUCAÇÃO? CONHEÇA AS PRIORIDADES QUE DEVEM ESTAR NA PAUTA DOS FUTUROS PREFEITOS

Priscila reforçou a importância da pauta para a construção do Brasil. “Não há a menor chance de sermos um País melhor para todos se não conquistarmos o direito de toda criança e jovem a uma Educação de qualidade”. O ministro Luís Roberto concordou com ela: “preciso dizer que sou leitor dos estudos do Todos Pela Educação e procuro ser um divulgador dessa matéria, porque eu verdadeiramente acredito que este é o caminho da transformação do Brasil: uma Educação Básica que ajude as pessoas a fazerem escolhas informadas, esclarecidas e iluminadas. Tornando os cidadãos mais conscientes e exigentes, e é isso que empurra a história”.

ASSISTA AO ENCONTRO NA ÍNTEGRA: