Tempo de leitura: 2 minutos

Dia da Escola: O que o Censo Escolar 2023 revela sobre o tamanho da Educação brasileira?

Um país só de estudantes. Segundo o Censo Escolar 2023, o Brasil possui 47 milhões de matrículas na Educação Básica, quantidade semelhante à população de vários países, como da Espanha, por exemplo. Entenda!
Imagem de uma sala de aula com crianças vestindo camisetas brancas e sentadas em suas carteiras. Uma menina no primeiro plano está olhando para cima e para a esquerda com uma expressão pensativa e sorridente. Ao fundo, um menino está sorrindo e olhando na mesma direção, enquanto outros estudantes estão focados e parecem estar ouvindo uma aula. Há um ventilador no teto e uma janela deixando entrar luz natural à direita

Um país só de estudantes. Segundo o Censo Escolar 2023, o Brasil possui 47 milhões de matrículas na Educação Básica, quantidade semelhante à população de vários países, como da Espanha, por exemplo. Para atender esses milhões de crianças e jovens, precisamos garantir escolas bem equipadas e preparadas para receber um grupo tão diverso de pessoas. Nesse Dia da Escola, vamos conhecer um pouco mais sobre o tamanho e a infraestrutura de nossas instituições de ensino?

Um raio-x pela Educação brasileira 

O Brasil conta com 178.476 escolas. Dessas, quase 8 em cada 10 são instituições públicas. 

Outro ponto muito importante de nosso sistema educacional são as escolas que oferecem Educação Escolar Indígena e Educação Escolar Quilombola,  instituições que desempenham um papel crucial na preservação da cultura, língua e tradição dessas comunidades, oferecendo um currículo que respeita e valoriza suas identidades únicas. Em todo o território nacional, temos 3.626 instituições voltadas para os povos indígenas e 2.601 para os quilombolas.

Saiba mais sobre a importância dessas escolas: conheça o documento “Equidade étnico-racial: recomendações de políticas de equidade étnico-racial para os governos federal e estaduais”

 

Infraestrutura escolar: um desafio contínuo

O Censo Escolar 2023 também retrata a infraestrutura das escolas brasileiras. Enquanto 90,9% das instituições de Educação Básica têm acesso à internet, um recurso fundamental, apenas 52,5% possuem biblioteca ou sala de leitura. Estruturas também muito importantes são ainda mais raras, como os laboratórios de ciências e as quadras esportivas, que estão presentes em somente 12,6% e 38,1% das escolas, respectivamente.

Já quando o assunto é acessibilidade, fator importante tanto para alunos com e sem deficiência, o Brasil conta com 68,4% das escolas possuindo alguma forma de acessibilidade nas vias internas.

Conheça o documento “Educação Inclusiva: recomendações de políticas de Educação Inclusiva para governos estaduais e federal”

Nesse Dia da Escola, é fundamental reconhecer os avanços e os desafios enfrentados pelo nosso sistema educacional. Por isso, os dados trazidos pelo Censo Escolar 2023 são imprescindíveis para qualificar o debate e a proposição de melhores políticas públicas.


O que é o Censo Escolar?
O Censo Escolar é uma pesquisa anual realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Ele coleta dados abrangentes sobre todos os níveis do sistema educacional brasileiro, incluindo escolas, alunos, professores e infraestrutura, tanto em instituições públicas quanto privadas.

Você também pode ser interessar por:

EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E INDÍGENA NÃO SÃO PRIORIDADES PARA GRANDE PARTE DOS MUNICÍPIOS QUE ABRIGAM ESSAS COMUNIDADES

Veja também

Quer receber uma newsletter mensal que traz os destaques do Todos Pela Educação? Preencha os dados e receba a “Todos em Dia".

    Quero receber e-mails informativos

    1

    Li e concordo com a política de privacidade e proteção de dados do Todos Pela Educação

    1