Tempo de leitura: 2 minutos

Como você pode ajudar o Educação Já!?

|

Se você chegou até aqui sabe que a Educação tem poder de transformar vidas e mudar um País. Por isso, além de contribuir para o trabalho do Todos Pela Educação, você encontra neste material outras formas de ajudar o Brasil a dar um salto de qualidade na Educação Básica. Veja como:

 

 

 

COMPREENDA

  •  A Educação é um direito! Ela precisa ser de qualidade e garantida para todos. Além disso, ela é fator fundamental para que cada um tenha mais oportunidades e para que o País, como um todo, cresça e se desenvolva de maneira mais sustentável.

  • Temos muitos conceitos pré-formados sobre Educação. Mas, muitos deles não passam de mitos – por exemplo, o de que a Educação é pior hoje do que em décadas passadas. Procure entender o cenário real e atual da Educação.

  • Há muitos dados sobre a Educação Brasileira. Nem sempre são compreensíveis, mas tem muitas organizações e pessoas tentando explicá-los. O Todos, por exemplo, faz o Anuário da Educação Básica. Você pode seguir a gente nas mídias sociais também e saber mais sobre o cenário da Educação, com opiniões informadas pelas evidências.

  • E por que entender o que de fato importa é relevante? Porque a partir disso você terá informações concretas para apoiar iniciativas que realmente foquem em enfrentar os verdadeiros desafios.

 

DIVULGUE

  • Escreva, publique, divulgue a Educação. Quanto mais gente engajada essa causa tiver, mais longe podemos chegar! Veja aqui um conjunto de materiais sobre a Educação Brasileira que podem ser divulgados ou ajudar você a falar mais sobre o tema com base em evidências.

  • Fale sobre Educação com seus amigos e colegas de profissão, convide-os a conhecer mais sobre o assunto. Mostre a eles como tem muita gente legal envolvida com essa iniciativa e que eles podem ser parte disso!

  •  Você pode escrever artigos, citar informações sobre Educação em suas palestras, abordar os conteúdos deste documento junto aos seus círculos de influência. Olha só como algumas pessoas tem feito isso de forma bacana.

  • Em suas interações com políticos, gestores e líderes, fale sobre Educação de qualidade e cobre mudanças.

 

ENGAJE-SE

  • Envolva-se com a Educação em seu bairro, sua cidade. Participe de movimentos que buscam promover Educação de qualidade para todos – conheça alguns aqui.

  • Promova as temáticas que mais podem fazer a diferença para melhorarmos a Educação – há organizações especialistas em cada uma delas que podem ajudar com conteúdo qualificado.

 

APOIE

 

Quer se aprofundar ainda mais? Conheça a produção técnica do Educação Já!

 

DIAGNÓSTICO E EVIDÊNCIAS

Leia a agenda do Educação Já!. Ela traz um diagnóstico dos desafios educacionais apoiado em análises criteriosas e reúne evidências de experiências bem-sucedidas dentro e fora do Brasil

 

BAIXE A AGENDA AQUI

POLÍTICAS DETALHADAS

Além de reunir as evidências e identificar os setes pilares para um salto educacional, o Todos permanece aperfeiçoando a agenda Educação Já! com detalhamentos minuciosos das sete recomendações de políticas educacionais. Veja quais são:

 

Financiamento mais redistributivo e indutor de qualidade 

Aprimoramento da governança educacional e gestão de redes de ensino 

Política ampla de valorização e profissionalização da carreira docente 

Política intersetorial para ampliar o cuidado com a Primeira Infância 

Alfabetização em regime de colaboração 

Base Nacional para todos 

No Ensino Médio: mais atrativo e alinhado com a inovação