O que é?
Em poucas palavras:
Oferecer apoio e incentivo às redes para a implementação da BNCC da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, de modo a garantir a oferta de recursos e programas pedagógicos essenciais em todas as redes de ensino.
DÚVIDA:
Mas o que é a BNCC?
A Base Nacional Comum Curricular é um documento que define o que toda criança e todo jovem brasileiro têm direito de aprender. Após 4 anos de discussão e 3 versões diferentes, o documento para as etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ano ao 9º ano) foi aprovado (a etapa do Ensino Médio ainda está em discussão). A BNCC, que tem caráter normativo e obrigatório, servirá de referência para que as redes de ensino, públicas ou particulares, construam ou reformulem suas propostas curriculares, materiais pedagógicos, avaliações e políticas de formação de professores.
ENTENDA COMO A BNCC FOI DESENVOLVIDA:
-
BNCC
A primeira versão do documento surgiu como o resultado de mais de 12 milhões de contribuições de pessoas de todo o Brasil.
-
BNCC
A primeira versão deu origem à segunda, que foi debatida em 27 seminários (um em cada Unidade da Federação) com a contribuição de 9 mil professores e especialistas.
-
BNCC
Da segunda versão nasceu a terceira, que foi levada ao Conselho Nacional de Educação e debatida em 5 audiências públicas, uma em cada região do país.
-
BNCC
Homologada em dezembro de 2017, é a versão atual e você pode acessá-la no site da Base Nacional Comum Curricular. É só clicar aqui.
Por que efetivar a BNCC é prioridade?
Em um país com mais de 5 mil redes de ensino e mais de 48 milhões de estudantes, é fundamental definir o que todo aluno tem direito a aprender. Apenas definindo isso será possível tornar viável uma estratégia que garanta Educação de qualidade a todos no Brasil, do contrário não há como as diferentes políticas federais, estaduais e municipais pela Educação terem coerência umas com as outras e caminharem juntas na mesma direção. A BNCC é uma conquista da sociedade e não podemos deixá-la só no papel: precisamos implementá-la para realmente impulsionar a Educação em escala nacional.
Para a Educação Infantil
O avanço da BNCC significa uma oportunidade única de
melhorarmos consideravelmente as condições gerais dessa etapa, uma vez que em muitas redes ela é ofertada em níveis de qualidade inadequados e com baixa intencionalidade pedagógica. Precisamos lembrar que o acesso à cultura escrita desde a educação infantil pode ser fundamental para o processo de alfabetização das crianças no ensino fundamental.
Para o Ensino Fundamental
A introdução da BNCC representa um avanço relevante frente às propostas curriculares hoje existentes e concretiza um passo significativo em três pontos importantes. O primeiro deles está em estabelecer uma orientação detalhada sobre quais devem ser as competências e habilidades essenciais que todo aluno brasileiro tem direito de aprender. O segundo ponto, ela atua como alavanca para redução das enormes desigualdades educacionais observadas entre regiões, sistemas e escolas e, por último mas não menos importante, tem o poder de induzir o fortalecimento e maior coerência entre as diferentes políticas educacionais de cunho pedagógico.
O QUE
OS DADOS
MOSTRAM?
Cenário
Falta QUALIDADE nos recursos pedagógicos
Só 20% dos professores consideram seus materiais pedagógicos adequados para ensinar.
Cenário
E sobra
MUITA
desigualdade
No Sudeste, 65,8% dos alunos terminam a escola até os 19 anos. No Nordeste, apenas 45,1%.
Cenário
Com ela, há orientação
Ela define as competências e habilidades que todo aluno tem direito de aprender em qualquer escola que estiver.
CENÁRIO
Aumenta a coerência
Ela ajuda as redes a articularem melhor seus recursos, desde materiais, formações dos professores e até avaliações.
CENÁRIO
Reduz desigualdades
A Base pode diminuir as desigualdades educacionais que existem entre regiões, sistemas e escolas diferentes.
CENÁRIO
O que tem de mudar?
Como implementar a Base vai ajudar?
A Educação Infantil e Fundamental brasileiras tem muito a ganhar com a BNCC. No entanto, para ela ter o apoio que precisa, é muito importante esclarecer qual é seu uso e também o que ela não deve fazer.
-
PAPEL DA BNCC
Assim como as propostas pedagógicas das escolas, mas sempre com base nas habilidades e competências esperadas para cada fase.
-
PAPEL DA BNCC
Com orientação objetiva, a formação inicial poderá ser mais efetiva e o professor em atividade terá mais clareza para aprimorar sua prática.
-
PAPEL DA BNCC
Os materiais pedagógicos devem falar a mesma língua dos currículos e da formação docente, servindo de apoio (e não de entrave) para a aula.
-
PAPEL DA BNCC
Sem a BNCC, muitas vezes as avaliações pouco ajudam o professor a orientar sua prática pedagógica. Se isso não andar junto, o que uma prova vai provar?
Uma Base para
um novo país
Implementar a Base Nacional Comum Curricular coloca a Educação do Brasil em sintonia com os desafios do século 21. E isso não só dentro da escola, mas também fora dela. Isso porque a Base vai além dos conteúdos mais tradicionais e também tem por objetivo desenvolver habilidades como autocontrole, estabilidade emocional e abertura para novas experiências -essenciais para formar cidadãos plenos e felizes. Por isso e muito mais, fazer a BNCC sair do papel é formar uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva. É formar para uma nova vida.