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Anuário da Educação: formação de professores a distância dobra em uma década no Brasil

Para o Todos Pela Educação, avanço expressivo do EaD compromete a qualidade da Educação Básica.
A imagem mostra um homem jovem sentado em uma biblioteca, concentrado enquanto usa um notebook. Ele tem pele clara, barba curta e usa óculos de grau. Está vestindo uma camisa xadrez em tons de verde, amarelo e marrom. Sobre a mesa há um caderno laranja e um disco rígido externo conectado ao computador. Ao fundo, há prateleiras de madeira cheias de livros coloridos, compondo um ambiente acolhedor e de estudo.

Em dez anos, o total de matrículas em cursos de formação de professores na modalidade a distância dobrou no país, chegando a 70%. É o que mostra a série histórica do Anuário Brasileiro da Educação Básica 2025, elaborado pelo Todos Pela Educação, Fundação Santillana e Editora Moderna, a partir do Censo da Educação Superior 2024. Os dados foram atualizados nesta quinta-feira (30). Veja mais detalhes aqui. 

Em 2014, os cursos de licenciatura na modalidade a distância somavam 534 mil matrículas (37% do total). Em 2024, o número chegou a 1,18 milhão, o equivalente a sete em cada dez estudantes. O crescimento foi puxado pela rede privada, que passou de 440 mil (30%) para mais de 1 milhão de matrículas (63%), enquanto a rede pública manteve-se praticamente estável. Mais detalhes aqui

Enquanto o EaD avançou de forma acelerada, o movimento foi inverso na modalidade presencial. Em 2014, os cursos presenciais de licenciatura reuniam 911 mil matrículas (63%); em 2024, esse número caiu quase pela metade, chegando a 525 mil (31%).

Matrículas no Ensino Superior em cursos voltados à docência, por modalidade – Brasil (em milhares)
Fonte: MEC/Inep/DEED – Microdados do Censo da Educação Superior. Elaboração: Todos Pela Educação.

Concluintes em licenciaturas

Entre os concluintes, o avanço do EaD também é expressivo. Em 2014, menos da metade (34%) dos formados em cursos de licenciatura vinha dessa modalidade; em 2024, esse percentual quase dobrou, chegando a 66%. Em dez anos, o número de professores formados a distância saltou de 74 mil para 133 mil, impulsionado principalmente pela rede privada. Veja mais aqui.

Cursos de formação de professores

Entre os cursos voltados à formação de professores, Pedagogia concentra o maior número de concluintes na modalidade a distância: foram mais de 80 mil, dos quais 77 mil na rede privada. Os dados mostram que, nos cinco principais cursos de formação docente, o EaD já supera o presencial. Em todas as áreas, a rede privada domina a oferta e a conclusão. 

“A qualidade do ensino no Brasil também depende da qualidade dos professores, por isso é fundamental garantir rigor na formação de quem ensina. Permitir que o EaD seja hoje a principal via de formação inicial docente é um erro estratégico que compromete o futuro da Educação Básica. O país precisa romper com esse ciclo de desvalorização, fortalecendo a oferta de cursos presenciais de excelência, com acompanhamento efetivo e alto padrão de exigência. Formar bem os professores é investir, de fato, na aprendizagem dos alunos”, afirma Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação. 

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