Tempo de leitura: 2 minutos

Análise sobre lei que reforça a presença dos professores de Educação Infantil na Lei do Piso

A Lei nº 15.326, de 2026, busca enfrentar uma distorção relevante no sistema educacional brasileiro, mas a nova redação tem gerado dúvidas

A Presidência da República sancionou, no começo deste ano (6/1), a lei que modificou dispositivos da Lei do Piso (Lei nº 11.738/2008) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (Lei nº 9.394/1996), com o objetivo de enfrentar a exclusão de professores da Educação Infantil do piso salarial nacional em razão da nomenclatura dos cargos adotados por algumas redes de ensino. No entanto, a nova redação tem gerado dúvidas e interpretações divergentes, especialmente quanto à possível extensão do piso a outros profissionais que apoiam os docentes em sala de aula. Veja o detalhamento no posicionamento completo.

O Todos Pela Educação entende que as mudanças na Lei do Piso e na LDB reforçam o direito dos professores da Educação Infantil ao piso salarial nacional, corrigindo distorções históricas, mas não ampliam o alcance do piso para todas as funções existentes nessa etapa da Educação Básica. A chave interpretativa comum às duas leis permanece sendo a docência, entendida como o exercício das atribuições pedagógicas típicas descritas na LDB. Dessa forma, não há previsão legal para a inclusão de funções de apoio, como auxiliares ou assistentes de sala.

Uma leitura uniforme e tecnicamente fundamentada dessas alterações é essencial para reduzir inseguranças jurídicas, evitar judicializações desnecessárias e apoiar gestores públicos na adequada implementação da legislação.

 

LEIA A ANÁLISE DA LEI NA ÍNTEGRA AQUI

LEIA TAMBÉM

Valorização da profissão docente: saiba tudo sobre a nossa atuação

Posicionamento: Programa Mais Professores

Análise sobre o Projeto de Lei que estabelece a Política Nacional de Indução à Docência na Educação Básica

Prova Nacional Docente: oportunidades e desafios da política

Prova Nacional Docente reconhecida pelo Brasil

Educação Já 2022: conheça as recomendações de políticas docentes

Todos reúne professores para debater políticas docentes

Veja também

Quer receber uma newsletter mensal que traz os destaques do Todos Pela Educação? Preencha os dados e receba a “Todos em Dia".

    Quero receber e-mails informativos

    1

    Li e concordo com a política de privacidade e proteção de dados do Todos Pela Educação

    1