Educação na pandemia: Ensino a distância dá importante solução emergencial, mas resposta à altura exige plano para volta às aulas
Em todo o mundo, 9 em cada 10 estudantes estão temporariamente fora da escola em resposta à pandemia do novo coronavírus, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, muitas redes de ensino já suspenderam as aulas e estão lançando mão de soluções de recursos digitais de aprendizagem, inspiradas na modalidade Educação a Distância (EaD). Mas estratégias de ensino remoto, por mais importantes que sejam no atual contexto, têm limitações e não atendem a todas as crianças e jovens brasileiros da mesma maneira, como aponta a nota técnica “Ensino a distância na Educação Básica frente à pandemia da Covid-19”, do Todos Pela Educação, divulgada no dia 7 de abril.
BAIXE AQUI A NOTA TÉCNICA SOBRE O ENSINO REMOTO COMPLETA
O documento ressalta ainda que as redes de ensino precisam, desde já, formular planos para a volta às aulas que contemplem tanto estratégias para combater a desigualdade educacional – que pode se aprofundar nesse período sem aulas presenciais – quanto novas e excepcionais demandas que surgirão, tais quais o acolhimento emocional dos alunos e profissionais da Educação, além de um acompanhamento mais próximo dos estudantes com maior propensão ao abandono ou evasão. O Todos também lançou uma nota técnica sobre os desafios para a retomada das aulas no contexto da pandemia do novo coronavírus, em que mostra alguns aprendizados de países que passaram por suspensão prolongada das aulas.
O objetivo da nota técnica de ensino remoto, que traz uma análise baseada nos dados mais recentes, nas evidências e na literatura científicas sobre a EaD, ensino remoto e o acesso à tecnologia no Brasil, é subsidiar o debate público sem, contudo, esgotar as discussões, uma vez que o cenário está em constante mudança. Essa é uma das dezenas de ações que o Todos Pela Educação vem fazendo para fortalecer a Educação Pública nesse cenário tão desafiador, conheça, divulgue e apoie!
Orientações do CNE
No dia 28 de abril, o Conselho Nacional de Educação (CNE) enviou ao Ministério da Educação (MEC) uma resolução com diretrizes referentes ao período de suspensão do ensino presencial e à volta às aulas no contexto da pandemia. Abordando temas como os apontados nas notas técnicas do Todos Pela Educação, o documento criado pelo CNE fala de diversidade de atividades no ensino remoto, ações de acolhimento e avaliações diagnósticas no retorno às aulas presenciais. O texto foi aprovado pelo MEC no dia 1º de junho com a suspensão do trecho que se refere às avaliações, que deve ser reexaminado pelo conselho.
O documento destaca e aprofunda quatro mensagens:
1- Diante do atual momento, soluções de ensino a distância podem contribuir e devem ser implementadas. Mas, considerando seu efeito limitado, é preciso cuidadosa normatização e, desde já, atenção ao planejamento de volta às aulas
As estratégias de ensino a distância são importantes para a redução dos efeitos negativos do distanciamento temporário, mas as evidências indicam que lacunas de diversas naturezas serão criadas sem a interação presencial. Diante disso, as especificações sobre a equivalência das horas aplicadas nessa modalidade de ensino como cumprimento do ano letivo exigem atenção dos órgãos reguladores. Além disso, é fundamental que, desde já, as redes de ensino comecem a planejar um conjunto robusto de ações para o período de volta às aulas.
2- Uma estratégia consistente para o ensino a distância é aquela que busca mitigar as condições heterogêneas de acesso e os diferentes efeitos de soluções a distância em função do desempenho prévio dos estudantes.
Para evitar a ampliação de desigualdades ao lançar mão de estratégias de ensino remoto, é fundamental entender que a disposição de recursos tecnológicos é diferente entre os distintos perfis socioeconômicos dos alunos e que aqueles que já têm desempenho acadêmico melhor tendem a se beneficiar mais das soluções tecnológicas.
3- Ensino a distância não é sinônimo de aula online. Há diferentes maneiras de estimular a aprendizagem de maneira remota e, se bem estruturadas, as atividades educacionais podem cumprir mais do que uma função puramente acadêmica.
As plataformas de aulas online – com vídeos, apresentações e materiais de leitura – não devem ser vistas como o único meio de ofertar ensino remoto. É possível e fundamental diversificar as experiências de aprendizagem dos estudantes. A diversidade de suportes e métodos pode apoiar a criação de uma rotina positiva para as crianças e os jovens, garantindo alguma estabilidade frente ao cenário de tantas mudanças. Da mesma forma, o envolvimento da família também é relevante neste período de aprendizagem a distância – importante aliado durante a crise e pode deixar um legado no pós-pandemia.
4- Mesmo a distância, atuação dos professores é central.
Quando o assunto é ensino a distância, as pesquisas apontam que o trabalho dos professores tem papel significativo para assegurar uma boa experiência, independentemente da solução utilizada. Por isso, diante do cenário atual, em que são igualmente impactados pela pandemia, apoiá-los, pessoal e profissionalmente, é medida absolutamente essencial.
VEJA QUAIS SÃO OS DESAFIOS DA VOLTA ÀS AULAS
- Impacto emocional nos alunos e profissionais da Educação
- Abandono e evasão escolar
- Retorno gradual com precauções com a saúde
- Cumprimento da carga horária exigida por Lei
- Avaliação diagnóstica e recuperação da aprendizagem
- Comunicação frequente com os pais e responsáveis
- Articulação entre instituições locais que impactam a política educacional
- Contextualização das ações no nível da escola
- Atendimento intersetorial como esforço perene
- Institucionalização de políticas de recuperação da aprendizagem
- Fortalecimento da relação família-escola
- Tecnologia como aliada contínua
+VOLTA ÀS AULAS? SAIBA QUAIS DESAFIOS ESTÃO PELA FRENTE DIANTE DO NOVO CORONAVÍRUS
+APROVEITAMENTO DE AULAS A DISTÂNCIA: VEJA O QUE PENSA O CNE
Olá, achei esse site muito bom, parabéns à toda equipe.
Vejo que o marketing digital ainda tem muito futuro.
Voltarei outras vezes, obrigado.
Eu quero muito voltar a estudar novamente parei no primeiro ano
excelentes dicas, sempre objetivo,conteúdo exemplar.