TODOS REÚNE PROFESSORES PARA DEBATER POLÍTICAS DOCENTES
A equipe-executiva do Todos Pela Educação promoveu, nesta terça-feira (23), em São Paulo, uma roda de conversa com seis docentes, de diferentes regiões do Brasil, integrantes da Rede Conectando Saberes. O objetivo foi promover um momento de escuta sobre os principais desafios das políticas docentes e como elas impactam a realidade diária deles.
De acordo com Ivan Gontijo, gerente de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação, ouvir a comunidade escolar é fundamental para a atuação da organização. “A troca e a escuta com quem vivencia o cotidiano das escolas é importante para a nossa produção de conhecimento e a proposição de políticas públicas que façam sentido para todos os atores envolvidos.”
Conheça todas as pesquisas de opinião que fizemos com a comunidade escolar
A profissão que forma todas as outras
“É claro que queremos condições melhores de trabalho, mas me sentir valorizada pelos meus alunos me faz querer continuar e ver que estou no caminho certo”, contou Málaga Olsen de Carvalho, docente de Castro (PR). Vanessa Santos Martins, professora de São Luís (MA), também apontou os estudantes como motivação para o dia a dia. “O que me motiva é fazer a diferença para meus alunos. Como sempre trabalhei na zona rural, vendo, de perto, o difícil acesso, sei do impacto da Educação na vida deles”. Nelci Teodoro Pereira, de Várzea Grande (MT), resumiu o que a move todos os dias: “para mim, a Educação é tudo”.
Os desafios da carreira
Entre os principais desafios encontrados no cotidiano da profissão, a desmotivação foi um fator preponderante relatado pelos professores. Para Málaga, toda a profissão tem os seus altos e baixos, mas, na docência, há muitos desmotivados. “As próprias professoras com mais tempo de carreira falam para os estagiários desistirem”. Vanessa concorda, mas reforça a importância da carreira: “quando faço formação docente, eu digo aos futuros professores que não é fácil, exige empenho, mas vale a pena”.