Tempo de leitura: 2 minutos

Todos Pela Educação realiza Assembleia Anual 2020

|

Reunidos em Assembleia, no dia 23 de outubro, realizada virtualmente, em decorrência da pandemia da Covid-19, com a expressiva presença de 94 associados do Todos Pela Educação, fundadores, efetivos e mantenedores, aprovaram as contas, atividades de 2019, o planejamento e as atividades já realizadas em 2020.

O destaque da reunião foi a apresentação e aprovação da nova estrutura de governança do Todos, com a criação de um Conselho Deliberativo, um Conselho Consultivo e um Comitê de Desenvolvimento de Soluções, além do Conselho Fiscal e da categoria de Membros Vitalícios. Frente às mudanças ocorridas ao longo dos anos, a construção de uma nova governança, adaptada à nova realidade, tornou-se uma necessidade, conforme apontou, Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos. “Nós amadurecemos, ampliamos, ficamos mais fortes como movimento e a governança precisa responder a esses desafios”.

Nova estrutura de governança do Todos

A consultoria Bain & Company ofereceu ao Todos um trabalho pró-bono que definiu um novo modelo de governança, com detalhamento para cada instância, baseado em entrevistas com os membros do conselho e da equipe executiva, e nas melhores práticas das mais eficientes organizações sociais brasileiras.

– O Conselho Deliberativo, com 7 a 9 membros, formado por um grupo reduzido, coeso e com papeis e responsabilidades bem definidas, terá forte envolvimento e a atribuição de aprovar o plano estratégico e acompanhar a sua implementação e resultados, dando respaldo ao corpo executivo.

– O Conselho Consultivo terá como objetivo assegurar os princípios norteadores do Todos, assegurar transparência na nomeação e renovação de membros do Conselho Deliberativo, com critérios claros e bem definidos e terá 8 a 10 membros.

– O Conselho Fiscal, órgão de controle ao qual compete acompanhar e auditar a gestão financeira, garantindo regularidade contábil, continuará com 3 a 5 membros.

– O Comitê de Desenvolvimento de Soluções apoiará a equipe-executiva no posicionamento técnico e liderará projetos específicos em temas de expertise técnica.

– Membros Vitalícios: aos Associados Fundadores e Efetivos poderá ser atribuído o título honorífico de Membro Vitalício, com aprovação da Assembleia Geral, em reconhecimento à sua relevante contribuição para o Todos.

Gestão outubro/2020 a abril/2021

Por decisão da Assembleia Geral, permanecem em seus cargos, até abril/2021, quando ocorrerá nova assembleia geral, os membros do Conselho de Governança, do Conselho Fiscal e do Conselho de Fundadores.

Conselho de Governança

Ana Amélia Inoue – presidente
Ana Maria dos Santos Diniz
Antonio Cesar Russi Callegari
Antônio Jacinto Matias
Beatriz Bier Johannpeter
Eduarda Penido Dalla Vecchia
Eduardo Mazilli de Vassimon
Fábio Coletti Barbosa
Fernando Luiz Abrucio
Françoise Trapenard
Jair Ribeiro da Silva Neto
Luciano Dias Monteiro
Luís Norberto Pascoal
Mozart Neves Ramos
Paulo Sergio Kakinoff
Ricardo Manoel dos Santos Henriques
Rodolfo Villela Marino
Rosemary Schettini

Conselho Fiscal

Américo Mattar
Anna Maria Temóteo Pereira
Gilberto Bagaiolo Contador
Junio Fuentes

Conselho de Fundadores

Jorge Gerdau Johannpeter
Daniel Feffer
Danilo Santos de Miranda
Jayme Sirotsky
Luiz Paulo Montenegro
Milú Villela
Viviane Senna
Wanda Engel Aduan

Oficina de Escuta com Associados

Ao encerrar as atividades, a presidente-executiva, Priscila Cruz, agradeceu a presença e o apoio recebido e informou que haverá uma Oficina de Escuta com Associados, em data ainda a ser definida, para compartilhamento dos resultados e sugestões sobre a ampliação da participação dos associados nos próximos anos.