O Todos Pela Educação participou, nos dias 5 e 6 de agosto, do Seminário Internacional Educação, Mudanças Climáticas e Resiliência, realizado em Porto Alegre pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com o Banco Mundial. O Todos atuou como apoiador técnico do evento, que reuniu representantes do poder público, especialistas e entidades da sociedade civil para debater o papel da educação na superação de desastres naturais e na construção de comunidades escolares mais seguras e sustentáveis.
Na abertura oficial, o diretor de Políticas Públicas do Todos Pela Educação, Gabriel Corrêa, destacou que “não dá mais para discutir qualidade e equidade na Educação Básica sem discutir mudanças climáticas e resiliência”, ao lado do vice-governador do RS, Gabriel Souza; da secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira; e do diretor do Banco Mundial para América Latina e Caribe, Andreas Blom. Gabriel Corrêa ressaltou, ainda, o papel relevante do do Rio Grande do Sul nesse debate em um contexto de reconstrução e recuperação após eventos climáticos extremos no estado em 2024.
O primeiro painel do evento, Repensando a resiliência: desafios para países em desenvolvimento diante das mudanças climáticas e riscos de desastres, contou com mediação de Luana Smeets, gerente de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação. A sessão trouxe reflexões sobre as estratégias do Plano Rio Grande e a Agenda da Educação 2025-2035, apresentadas pela secretária Raquel Teixeira, além das participações de Andreas Blom (Banco Mundial) e Loiane Ferreira de Souza (Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional).
A programação completa está disponível no canal TV Seduc RS, no YouTube. Confira abaixo: