#SomosTodosPelaEducação: Por um país de professores bem formados e valorizados
Se para um País mais justo e desenvolvido precisamos de Educação de qualidade, professores valorizados e bem formados são prerrogativas para isso acontecer, pois eles são o elemento central para a aprendizagem dos alunos acontecer.
Contudo, a realidade do principal profissional do País não é tão animadora: antes mesmo de entrarem no Ensino Superior, 70% dos alunos de pedagogia têm pontuação no Enem abaixo da média; eles estão se formando em cursos de pior qualidade: segundo levantamento do Todos Pela Educação, 64% dos ingressantes na formação inicial docente estão na Educação a Distância, que possui notas menores em comparação ao presencial; a remuneração média no magistério é 69,8% da remuneração dos profissionais que também têm nível superior e boa parte dos que já estão na ativa não possuem formação adequada – 38% dos professores do Ensino Fundamental 2 não são formados de acordo com todas as disciplinas que lecionam (dados do Inep/MEC, disponíveis no Observatório do PNE). Isso se reflete na desvalorização e baixa motivação com a carreira: 49% não recomendam a profissão docente aos jovens, de acordo com pesquisa realizada pelo Todos em parceria com o Ibope.
O professor é o elemento mais importante para a melhoria da Educação de um país e, por isso, repensar as políticas docentes é urgente e deve ser prioridade. Precisamos de professores valorizados.
Vamos juntos nessa mobilização!