Tempo de leitura: < 1 minuto

#SomosTodosPelaEducação: Por um país de professores bem formados e valorizados

Educação de qualidade significa ter professores preparados, valorizados e motivados
foto preta e branca de mulher que sorri e palavra "valorizado" em amarelo

Se para um País mais justo e desenvolvido precisamos de Educação de qualidade,  professores valorizados e bem formados são prerrogativas para isso acontecer, pois eles são o elemento central para a aprendizagem dos alunos acontecer.

Contudo, a realidade do principal profissional do País não é tão animadora: antes mesmo de entrarem no Ensino Superior, 70% dos alunos de pedagogia têm pontuação no Enem abaixo da média; eles estão se formando em cursos de pior qualidade: segundo levantamento do Todos Pela Educação, 64% dos ingressantes na formação inicial docente estão na Educação a Distância, que possui notas menores em comparação ao presencial; a remuneração média no magistério é 69,8% da remuneração dos profissionais que também têm nível superior e boa parte dos que já estão na ativa não possuem formação adequada – 38% dos professores do Ensino Fundamental 2 não são formados de acordo com todas as disciplinas que lecionam (dados do Inep/MEC, disponíveis no Observatório do PNE). Isso se reflete na desvalorização e baixa motivação com a carreira: 49% não recomendam a profissão docente aos jovens, de acordo com pesquisa realizada pelo Todos em parceria com o Ibope.

O professor é o elemento mais importante para a melhoria da Educação de um país e, por isso, repensar as políticas docentes é urgente e deve ser prioridade. Precisamos de professores valorizados.

Vamos juntos nessa mobilização!

 

LEIA MAIS

Veja também

Quer receber uma newsletter mensal que traz os destaques do Todos Pela Educação? Preencha os dados e receba a “Todos em Dia".

    Quero receber e-mails informativos

    1

    Li e concordo com a política de privacidade e proteção de dados do Todos Pela Educação

    1