Tempo de leitura: < 1 minuto

Prefeitos das maiores cidades do país e lideranças políticas se reúnem para discutir agenda educacional

Evento organizado pelo Todos Pela Educação reúne autoridades para debater desafios, compartilhar práticas municipais e fortalecer ações integradas entre os entes federativos.
A foto mostra um grande grupo de pessoas posando para a câmera em um auditório, alinhadas em várias fileiras diante de um palco com o letreiro “Educação é Prioridade”. São profissionais e autoridades, muitos usando crachás de evento. O ambiente é iluminado, com painéis e telas exibindo o tema do encontro e uma fileira de plantas decorativas à frente do grupo.

Prefeitos das maiores cidades do país e lideranças políticas se reuniram, em Brasília, nesta quinta-feira (11), em evento organizado pelo Todos Pela Educação para discutir os desafios e os caminhos para uma educação de qualidade no Brasil.

Entre as autoridades da esfera federal, estiveram presentes o ministro da Educação, Camilo Santana (PT); o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB); e o presidente do PSD, Gilberto Kassab, presidente do PSD.

A programação do evento incluiu debates e a apresentação de práticas concretas que vêm transformando redes municipais de ensino. Prefeitos compartilharam experiências e resultados de suas gestões, entre eles: Eduardo Braide (PSD), de São Luís; Eduardo Pimentel (PSD), de Curitiba; Sandro Mabel (União), de Goiânia; e Weverson Meireles (PDT), de Serra (ES).

São apoiadoras do evento as organizações Associação Bem Comum; Associação Nova Escola; Cenpec; Centro Lemann; Ensina Brasil; Fundação Bracell; Fundação Itaú; Fundação Itaú – Itaú Social; Fundação Lemann; Fundação Lucia e Pelerson Penido; Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal; Instituto Articule; Instituto Avisa Lá; Instituto Ayrton Senna; Instituto Natura; Instituto Reúna; LabEdu; Motriz; e Profissão Docente.

“O encontro reforçou a importância da colaboração entre os entes da federação, em especial, das capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes, que além de terem uma parcela significativa das matrículas brasileiras, possuem alto capital técnico-político. Nesse universo há alguns casos de sucesso, mas ainda estamos longe da universalização da qualidade da educação. Ao reunir gestores de diferentes espectros políticos e cidades com realidades distintas, fortalecemos consensos, destacamos práticas bem-sucedidas e estimulamos a adoção de uma agenda educacional sistêmica baseada em evidências”, destaca Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação.

Veja também

Quer receber uma newsletter mensal que traz os destaques do Todos Pela Educação? Preencha os dados e receba a “Todos em Dia".

    Quero receber e-mails informativos

    1

    Li e concordo com a política de privacidade e proteção de dados do Todos Pela Educação

    1