Tempo de leitura: < 1 minuto

Nota de posicionamento: MEC acerta ao encerrar o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares

|

Para o Todos Pela Educação, o formato do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares – instituído no governo Bolsonaro – era uma modelo pedagógico equivocado e excludente. 

O modelo militarizado de escolas deveria ser restrito às escolas das Forças Armadas, para jovens que desejam esse tipo de formação e carreira, com militares que tiveram formação no campo educacional. Além disso, a construção do programa também demonstrava uma visão distorcida das prioridades na Educação pública brasileira, com desvio de foco, de tempo e de recursos públicos.

Portanto, a atual gestão do Ministério da Educação acerta ao indicar o encerramento do programa, respeitando a autonomia dos estados e considerando que essas escolas estão atualmente funcionando, com alunos que não podem ser prejudicados. 

A Educação tem desafios estruturantes maiores que precisam ser priorizados pela atual gestão, como o ajustes que visam corrigir a implementação do Novo Ensino Médio, ampliação ao Ensino em Tempo Integral, combate à evasão escolar e às desigualdades, de modo a garantir aprendizado de maneira equânime e verdadeira para todos.

Todos Pela Educação