Todos lança material de monitoramento educacional das capitais e estados brasileiros
Como está a Educação em sua cidade ou região? Quais têm sido os desafios impostos pela Covid-19 aos sistemas de ensino locais? Em um ano de eleições municipais em que as redes de ensino foram atingidas por uma crise sem precedentes, ter um diagnóstico preciso dos indicadores educacionais é crucial para o debate político, redesenho do planejamento para a Educação e acompanhamento dos avanços nos anos subsequentes. Com esse objetivo, o Todos Pela Educação realizou os Panoramas da Educação Básica – Estados e Capitais.
O conjunto de documentos que reúne as principais informações educacionais dos Estados, do Distrito Federal e das capitais brasileiras pode apoiar gestores públicos (ou demais atores) que queiram construir debates públicos de qualidade sobre a Educação Básica de sua localidade e se engajar na melhoria dos resultados educacionais, ações especialmente importantes no contexto da pandemia da Covid-19, que tornou o cenário ainda mais desafiador.
O material é um aprofundamento dos dados sobre as localidades trazidos, de forma inédita, pelo Anuário Brasileiro da Educação Básica 2020. Além disso, o panorama de informações integra a iniciativa Educação Já!, uma agenda com sete recomendações de políticas públicas baseadas em evidências e referenciadas no Plano Nacional de Educação (PNE) que, coordenadas, podem fazer a Educação brasileira dar um salto de qualidade.
+ QUER SABER COMO ANDA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA? VEJA AQUI OS DESTAQUES DO ANUÁRIO 2020
Como usar os Panoramas da Educação Básica
Com os dados de 2019, o material permite traçar um raio-x dos desafios que já existiam nos sistemas educacionais antes da crise, uma análise fundamental para a formulação e implementação de respostas à altura das demandas de ensino remoto, preparação dos professores e escassez de recursos nesse período. Veja as informações reunidas no panorama, divulgue e contribua com melhores debates!
– Indicadores de contexto da localidade
– Perfil das escolas locais
– Análise do Ideb local
– Indicadores de resultados: acesso, permanência na escola e aprendizagem
– Perfil dos professores e Gestores Escolares
CAPITAIS (POR ORDEM ALFABÉTICA)
- Aracaju (SE)
- Belém (PA)
- Belo Horizonte (MG)
- Boa Vista (RR)
- Campo Grande (MS)
- Cuiabá (MT)
- Curitiba (PR)
- Florianópolis (SC)
- Fortaleza (CE)
- Goiânia (GO)
- João Pessoa (PB)
- Macapá (AP)
- Maceió (AL)
- Manaus (AM)
- Natal (RN)
- Palmas (TO)
- Porto Alegre (RS)
- Porto Velho (RO)
- Recife (PE)
- Rio Branco (AC)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Salvador (BA)
- São Luís (MA)
- São Paulo (SP)
- Teresina (PI)
- Vitória (ES)
UNIDADES FEDERATIVAS (POR ORDEM ALFABÉTICA)
- Acre
- Alagoas
- Amapá
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Pará
- Paraíba
- Paraná
- Pernambuco
- Piauí
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Norte
- Rio Grande do Sul
- Rondônia
- Roraima
- Santa Catarina
- São Paulo
- Sergipe
- Tocantins