Priscila Cruz participa de Live do Valor Econômico sobre “Movimento Educa 2030”, do Pacto Global da ONU
Se quisermos atingir o desenvolvimento dos países mais ricos, precisamos investir em Educação à altura”, afirma Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos, em Live do Valor Econômico.
Mudar o patamar de desenvolvimento social do Brasil passa por enfrentar o abismo de oportunidades entre os diferentes níveis socioeconômicos. E quando o assunto é catalisar o potencial de cada brasileiro e brasileira, a Educação Básica Pública é uma responsabilidade social de todos. Com essa perspectiva, Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação, participou ontem (23) da Live do Valor Econômico “Educa 2030: sobre as boas práticas e a importância das empresas investirem em Educação”.
No encontro virtual, que contou Cristovam Ferrara, diretor de valor social da Globo, e com Tayná Leite, gerente-executiva de Direitos Humanos e Trabalho do do Pacto Global da ONU-Rede Brasil, Priscila abordou o tema da responsabilidade compartilhada – desde o poder público, passando pela sociedade civil e famílias, até o setor empresarial – na cobrança por melhorias e no investimento em Educação e o papel das empresas nesse cenário. “As empresas estão nos municípios e estados, que é onde a política educacional acontece. Muitas já têm pontes com os governos, mas não usam esse espaço para mostrar que estão acompanhando os indicadores educacionais das escolas públicas – como Ideb e Saeb – e cobrar”, ponderou.
Priscila pontuou ainda que o país almeja atingir os patamares de países ricos, mas ainda investe pouco por aluno, quando comparado à média da OCDE. “Investimos pouco mais de um terço do que a média da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) por aluno. Se quisermos atingir o desenvolvimento dos países mais ricos, precisamos investir em Educação à altura”, disse.
Movimento Educa 2030
Com o objetivo de aumentar o nível de escolaridade dos funcionários, levar mais jovens ao mercado de trabalho e ampliar o número de mulheres nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), o Movimento Educa 2030, iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil, tem a Globo e Yduqs como embaixadoras e quer mobilizar mais empresas parceiras nessa jornada em prol da Educação. O Pacto foi lançado em novembro de 2023 em Genebra e terá um evento de articulação nacional em maio de 2024.