• Saltar para o Conteúdo
  • Saltar para o Menu
  • Acessibilidade

Todos Pela Educação

  • Saltar para o Conteúdo
  • Saltar para o Menu
  • Acessibilidade
  • Contraste
  • –
  • Home
  • Quem somos
    • O todos pela educação
    • A educação que defendemos
    • Nossa história
    • Marcos históricos
    • Conheça a equipe
    • Governança
      • Conselho de governança
      • Associados
      • Estatuto
      • Relatórios de atividades
      • Quem apoia
  • O que fazemos
    • O que é advocacy pela Educação
    • Educação na pauta da sociedade
    • Produção de conhecimento
    • Articulação técnica-política
    • Monitoramento público
  • Educação já!
    • O que é o Educação Já
    • Governança e gestão
    • Financiamento/Fundeb
    • Base nacional comum curricular
    • Professores
    • Primeira infância
    • Alfabetização
    • Ensino médio
    • Parceiros Educação Já
  • Notícias
  • Participe
    • Doe
    • Mobilize-se
  • Contato
Apoie

DCNs: MEC aprova documento que organiza o Ensino Médio e possibilita 20% da etapa a distância

21/11/2018 | Entenda a Educação Básica, Serviço
avaliação de alunos - agenda 2030 e dcns

O Ministério da Educação (MEC) aprovou ontem, 20, a resolução que atualiza as Diretrizes Nacionais Curriculares (DCNs) do Ensino Médio. Entre as mudanças que se destacaram nessa versão que requalifica o documento anterior, de 2011, está a aprovação de 20% da carga horária do Ensino Médio em Educação a distância (EaD), podendo chegar a 30% no Ensino Médio noturno e 80% na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O documento determina que a modalidade a distância ocorra preferencialmente nos itinerários formativos (leia mais abaixo) e com a supervisão/coordenação de um professor.

As atividades realizadas a distância podem contemplar até 20% da carga horária total, podendo incidir tanto na formação geral básica quanto, preferencialmente, nos itinerários formativos do currículo, desde que haja suporte tecnológico – digital ou não – e pedagógico apropriado, necessariamente com acompanhamento/coordenação de docente da unidade escolar onde o estudante está matriculado, podendo a critério dos sistemas de ensino expandir para até 30% no Ensino Médio noturno.

Antes de ir ao MEC, a resolução das DCNs foi discutida e aprovada pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional da Educação (CNE).

+++O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM AS DIRETRIZES CURRICULARES?

A gente conta para você o que significa cada um desses textos, como eles se relacionam e o que significam na prática. Vamos lá:

O que são as DCNs e o que têm a ver com a “reforma” do Ensino Médio?

As DCNs do Ensino Médio atualizadas dão maior clareza às mudanças propostas na Lei 13.415 que alterou o Ensino Médio no início de 2017. A chamada “reforma” já havia sinalizado duas grandes mudanças na formulação da etapa: uma formação comum a todos os alunos e alunas e outra flexível (os chamados itinerários formativos). Além disso, a lei indicou a possibilidade de que horas letivas da etapa fossem efetuadas a distância. Mas tais mudanças não foram especificadas detalhadamente à época, é aí que entram as DCNs. Elas dão as orientações sobre como deve ser organizada a etapa.

+++ENSINO MÉDIO: UMA PRIORIDADE DO EDUCAÇÃO JÁ!

Qual a diferença entre a Base Nacional do Ensino Médio e as DCNs?

Dando um passo atrás, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio reúne as aprendizagens essenciais para todos os jovens brasileiros, descritas em áreas de conhecimento, competências e habilidades e que devem servir de referência para a adaptação dos currículos escolares pelas redes de ensino. O documento foi aprovado em dezembro de 2018.

As DCNs, por outro lado, são um documento normativo, isto é, regulamenta os possíveis formatos do Ensino Médio. Ou seja, enquanto o primeiro texto fala dos direitos de aprendizagem dos estudantes (o minímo que eles precisam sair da escola sabendo em matemática, por exemplo), o segundo fala do como a etapa deve estar formatada, quanto tempo o aluno vai dedicar a cada parte, etc.

Como vai ser a Educação a distância no Ensino Médio?

Primeiramente, é preciso sublinhar que nenhuma rede de ensino será obrigada a ter EaD, essa será uma escolha. Em segundo lugar, vale ressaltar alguns aspectos importantes que devem ser observados em relação a como poderá ser ofertada a EaD. O primeiro caso é compreender como se dará esses 20% de carga horária total do Ensino Médio. Se estivermos falando da carga horária mínima (a atual) de 600 dias letivos em todo Ensino Médio, a quantidade máxima de horas que a rede poderá oferecer a distância totalizará 120 dias letivos.

Outro ponto importante é que essa carga horária a distância poderá ser aplicada, de acordo com as DCNs, em qualquer uma das partes do Ensino Médio – formação geral básica ou itinerários -, mas PREFERENCIALMENTE nos itinerários formativos.

Quais dúvidas persistem?

Ainda tem dúvidas? Não é só você! Algumas questões sobre o desenho e o conteúdo do Ensino Médio persistem e precisam estar no radar das famílias, da sociedade e dos especialistas:

– É preciso deixar ainda mais claro qual conceito de Educação a distância será utilizado no Ensino Médio, inclusive especificando o que são “ativididades mediadas por tecnologia”, “atividades realizadas a distância”, “suporte digital” e “suporte não digital”. Tais termos permanecem vagos, o que pode acarretar a oferta de práticas quaisquer dentro dessas categorias.

– Por que não há na resolução das DCNs a previsão de conteúdos nos itinerários formativos referentes à iniciação à docência? Sendo um modelo que busca contribuir para o aprofundamento vocacional, e diante da importância estratégica da carreira docente para a Educação e o País, seria essencial ter conteúdos no Ensino Médio que aproximassem estudantes da Educação Básica do universo do ensino.

– As DCNs previram que o MEC faça um guia de implementação para as mudanças da etapa a fim de auxiliar as redes de ensino e órgão fez – veja. Essa é uma fase da mais alta importância e deve esclarecer, com muitos detalhes, como estruturar os itinerários nas localidades. Será esse apoio à implementação que determinará em que medida as mudanças no Ensino Médio terão efeito positivo na aprendizagem.

  • Tweet
Tags: DCNs, Ensino Médio

Saiba mais sobre a educação

educação nas eleições
Educação nas Eleições: um debate acima de qualquer partido
Mulher aponta desenho feito por menina negra ao seu lado
Novo Fundeb: Câmara recria Comissão especial para analisar PEC que torna o fundo permanente
detalhe de mãos que usam borracha numa folha de respostas de prova
Prova Brasil: o que é e como se tornou o novo Saeb

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

  • Estudante sentado em sala de aula fazendo prova

    Aplicação do Enem 2020 é mais um dos descasos de um MEC ausente à realidade brasileira

  • menino negro coloca álcool gel nas mãos de garota branca. Ambos de máscara e sentados à uma mesa escolar

    Todos Pela Educação lança campanha para mobilizar prefeitos(as) de todo o Brasil em prol da Educação

  • homem negro em primeiro plano coloca máscara facial cinza no rosto de uma criança negra

    Para viabilizar a reabertura de escolas é preciso reordenar prioridades políticas, investir recursos e muita energia

  • criança aponta dedo indicador nos seus óculos e olha para cima.

    Documento Educação Já Municípios: conheça propostas do Todos para Prefeitos e Prefeitas

  • Homem oriental e de máscara no rosto usando mochila e atravessando a rua para ir à escola

    Enem: aplicação segura exige diversas medidas de prevenção

  • criança na escola

    Volta às aulas: Recomendações para o plano de reabertura das escolas

Inscreva-se para receber notícias e análises sobre a educação brasileira!

Clique aqui e confira nossas políticas
Logotipo Todos pela Educação em preto e branco
selo Melhores ONGs
selo Global Giving 2021
selo Global Giving 2020
Selo Staff Favorite Organization
Política de privacidade e usoAcessibilidadeQuero apoiar

Copyright 2020 Todos pela Educação

Subir

Cookies

Este website utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao seguir navegando no website entendemos que você está de acordo. Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade e de Uso de Cookies