Tempo de leitura: < 1 minuto

O que está por trás da implementação de uma boa política educacional?

Olavo Nogueira, diretor-executivo do Todos Pela Educação, mergulha na literatura sobre o tema e traz recomendações.
Arte gráfica com fundo dividido em branco e azul. No topo, aparecem os logotipos da Blavatnik School of Government (Universidade de Oxford) e do Lemann Foundation Programme. No centro, em destaque, está o título: “A barreira da implementação: destravando o próximo salto do Brasil na educação em sistemas de larga escala”. Abaixo, consta o nome do autor: Olavo Nogueira Filho, Visiting Fellow of Practice. Nas laterais da imagem, mãos apontam para o texto central, enquanto ícones de lâmpadas e de livros abertos estão desenhados sobre o fundo azul.

Como os sistemas subnacionais de educação do Brasil podem superar as barreiras à implementação de reformas sistêmicas? Essa é a pergunta que norteia o estudo de Olavo Nogueira Filho, diretor-executivo do Todos Pela Educação.

O trabalho é resultado da atuação dele por dois meses como pesquisador visitante na Blavatnik School of Government, da Universidade de Oxford, e traz um conjunto de recomendações articuladas para o contexto brasileiro elaboradas a partir do aprofundamento dele na literatura (nacional e internacional) sobre implementação de política educacional. O foco do estudo são gestores públicos de redes de grande porte, mas o material também apresenta implicações relevantes para outros públicos.

O conteúdo completo pode ser acessado em inglês e português no site da Blavatnik School of Government por meio deste link.

Olavo Nogueira também abordou o tema neste artigo para o Nexo Política Públicas.

Veja também

Quer receber uma newsletter mensal que traz os destaques do Todos Pela Educação? Preencha os dados e receba a “Todos em Dia".

    Quero receber e-mails informativos

    1

    Li e concordo com a política de privacidade e proteção de dados do Todos Pela Educação

    1