Tempo de leitura: 2 minutos

Coronavírus descartado para a presidente-executiva do Todos Pela Educação

|

Atualizado em 12/03, às 07h30
Na manhã desta quinta-feira (12), foi divulgado o resultado negativo do teste de infecção pelo SARS-Cov-2, que causa a doença Coronavírus Covid-19, da presidente-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz. Ela está liberada do isolamento.
O hospital responsável pelo atendimento e execução do teste foi o Hospital Brasília (DF). 
Na manhã de terça-feira (10) ela realizou um outro exame, no Hospital Sírio Libanês (DF), cujo resultado reduziu a praticamente zero a chance de doença, apontado que a sua infecção era um tipo comum de gripe, causada por Rinovírus.
O Todos Pela Educação agradece a compreensão de todos os participantes e colaboradores diante do cancelamento abrupto do evento, assim como as inúmeras mensagens de apoio recebidas ao longo dos últimos dois dias. 
Em breve divulgaremos a nova data do Prêmio Todos Pela Educação, que ocorreria na noite de terça (10).

 

 

ENTENDA O CASO

11/03, às 09h30:

 

Como já informado ontem, Priscila Cruz testou positivo para rinovírus. Segundo a médica que a acompanha, isso seria suficiente para descartar a suspeita de infecção do Coronavírus, de acordo com os critérios do Ministério da Saúde. Assim, diante da baixa probabilidade e tendo em vista que nenhum membro da equipe apresenta sintomas relacionados à doença, a orientação médica foi no sentido de liberar a equipe do Todos para retornar a São Paulo nesta quarta-feira (11). Priscila, no entanto, segue em isolamento, aguardando a confirmação dos exames específicos para Covid-19, após as 23h00 de hoje.

 

 

10/03, às 16h:

 Durante a madrugada desta terça (10), o Todos Pela Educação foi informado pelo Hospital Brasília que Priscila Cruz, presidente-executiva da organização, estava sob suspeita de contaminação por Sars-COV-2, causador da doença Coronavírus Covid-19, responsável por infecções respiratórias e motivo de alerta em todo o mundo. Por esse motivo, as atividades desta terça e quarta do Encontro Anual Educação Já! foram canceladas e os cerca de 350 participantes do primeiro dia do evento foram  prontamente informados. O Prêmio Todos Pela Educação foi suspenso e, em breve, divulgaremos a nova data e local para a entrega da premiação.

 

 Mesmo sem determinação oficial das autoridades de saúde, o Todos decidiu cancelar o evento como medida preventiva, visando à segurança e à saúde de todos os participantes e colaboradores da organização.

 

 O diagnóstico final está previsto apenas para quarta (11), às 23h – uma vez que os exames apropriados levam 48h para ficarem prontos. Na manhã de hoje, Priscila fez novo exame de sorologia de vírus no hospital Sírio Libanês para identificar outras possíveis infecções, cujo resultado foi informado por volta das 15h40. Foi diagnosticada uma infecção por Rinovírus – o que diminui a probabilidade de infecção por Coronavirus Covid-19, mas não a descarta por completo. Por ora, Priscila permanece em isolamento.

 

Priscila apresentou mal estar perto de 16h30 de ontem (9/3), quando deixou o local do evento. Em torno de 19h00, com quadro de febre, ela se dirigiu ao hospital. Além disso, ela também tem histórico de viagem recente por países monitorados – ela esteve em viagem pela Noruega, com passagem pelo aeroporto de Frankfurt, Alemanha, entre 19 e 28 de fevereiro.

 

 Pedimos a todos que tenham comparecido ao evento ou tido contato direto com Priscila, que sigam as orientações de prevenção do Ministério da Saúde encontradas em https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus.

 

 Manteremos todas as informações atualizadas neste canal. Para maiores esclarecimentos, envie email ao contato@todospelaeducacao.org.br.

 

 

O Todos Pela Educação agradece a compreensão de todos