Espírito Santo

Caravanas Educação Já

Caminhos da Educação: uma jornada para mobilizar o Brasil pelo Ensino Público

Todos Pela Educação sai em caravana pelo país para ouvir e debater o Educação com candidatos e pré-candidatos, comunidade escolar e lideranças locais em ano eleitoral

Com as eleições para presidência e governos estaduais que se aproximam, o ano de 2022 promete ser agitado. E, se quisermos um Brasil diferente, a Educação tem de estar no centro do debate, do bar à TV, do ônibus às reuniões de poder. Pensando nisso, o Todos Pela Educação embarca em uma jornada por todas regiões brasileiras para ouvir e mobilizar sociedade civil e lideranças locais de diversos setores em nome da causa da Educação Básica pública neste ano decisivo.

Nossa primeira parada é em Vitória, Espírito Santo, na região sudeste. Na capital capixaba e em todas as demais que percorreremos, a equipe do Todos Pela Educação fará conversas e troca de reflexões com a comunidade escolar local, encontros individuais com os principais candidatos e pré-candidatos ao governo estadual e diálogo com formadores de opinião, entre jornalistas, empresários e influenciadores digitais. Durante os encontros com candidatos e pré-candidatos aos governos estaduais e lideranças políticas, os representantes do Todos apresentarão um conjunto de propostas de políticas educacionais reunidas no documento Educação Já 2022.

“Essa é uma iniciativa inédita de articulação política e mobilização social em torno de um assunto que não pode mais ficar para depois”, afirma Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação, que lidera as caravanas ao lado do diretor-executivo do Todos, Olavo Nogueira Filho. Ela lembra que “o Educação Já 2022 traz uma agenda sistêmica para contribuir com a Educação das próximas gestões estaduais e federal”. Olavo Nogueira Filho completa: “Como força propulsora do desenvolvimento do país, a Educação Básica pública ganhará força e qualidade com a fermentação do debate nos estados”.

Educação Já 2022: um conjunto de recomendações para mudar o ensino

O documento Educação Já é uma iniciativa liderada pelo Todos, mas construída a muitas mãos, com especialistas, educadores e organizações do campo educacional. O material traz diagnósticos detalhados e soluções concretas em dez temas estruturantes da Educação Básica e pública que podem orientar a atuação das gestões eleitas em 2022 e a agenda educacional do país na próxima década. A partir de setembro do ano passado, o Todos fez circular uma versão para debate da agenda de propostas, em um longo processo de escuta que compôs a versão final do documento, que será lançado neste mês.

    Li e concordo com a política de privacidade e proteção de dados do Todos Pela Educação

    1