Tempo de leitura: 3 minutos

Todos reúne associados e parceiros em Assembleia Anual

|

No dia 30 de abril, 77 associados fundadores e efetivos, além de parceiros e mantenedores reuniram-se na sede do Todos Pela Educação para a Assembleia Anual da organização. Além de atualização das iniciativas e ações planejadas para 2019 e prestação de contas dos recursos utilizados em 2018, o grande destaque da reunião foi a votação do novo Conselho de Governança, que será presidido por Ana Amélia Inoue, assessora de Educação do Itaú BBA e já conselheira do Todos Pela Educação. Na ocasião, foram aprovadas alterações no Estatuto do Todos de forma a adequá-lo à legislação vigente.

Nova gestão

Em caráter excepcional, esta gestão durará um ano, como um período de transição para um novo formato de governança. A ideia é modernizar e fortalecer a organização que já tem 13 anos de atuação entre as mais respeitadas no setor educacional. “Desde 2006, o Todos tem um papel muito importante no País, mesmo com todas as mudanças de cenário político e econômico. Sempre soubemos adaptar a nossa atuação com muita agilidade e a proposta suprapartidária Educação Já!, que lançamos em 2018, evidencia isso, ao exercer articulação entre atores de diferentes setores e produção de conteúdo qualificado sobre Educação Pública. Essa mesma inovação tem de se refletir em nossa administração interna e, por isso, já está na hora de revermos a nossa governança”, afirmou Inoue.

Ao lado da eleição da presidente, houve também a associação de novos associados efetivos. No total, 24 pessoas com suas experiências e conhecimentos na área educacional contribuirão para um Todos Pela Educação cada vez mais plural.

Conquistas em 2019

Olavo Nogueira Filho e João Marcelo Borges, diretores do Todos Pela Educação, apresentaram as principais conquistas e encaminhamentos dos primeiros meses do ano. Os destaques de 2019 foram o detalhamento das medidas prioritárias para o avanço da Educação Básica, apresentadas no Educação Já!; as articulações políticas com a gestão do Ministério da Educação (MEC) entre janeiro e março, a realização do Seminário Internacional Educação Já!, a parceria técnica com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e, por fim, a robusta produção de conhecimento pautada na divulgação da Meta 3 do Todos e no Balanço dos 100 primeiros dias do MEC. Além disso, o relançamento da Frente Parlamentar Mista da Educação também foi relevante neste primeiro quadrimestre do ano. O evento também marcou o lançamento do Relatório de Atividades 2018. Veja neste link.

#EducaçãoNaFrente

Borges mediou um bate-papo a respeito da importância da articulação de uma frente unindo senadores e deputados federais em prol de temas prioritários da Educação com quatro parlamentares que fazem parte da iniciativa: deputada Professora Dorinha Seabra (DEM/TO), deputado Professor Israel Batista (PV/DF), deputada Paula Belmonte (PPS/DF) e deputado Idilvan Alencar (PDT/CE). Confira abaixo alguns destaques das falas dos parlamentares.

+LEIA MAIS: FRENTE PARLAMENTAR MISTA DA EDUCAÇÃO É LANÇADA NO CONGRESSO

“A Frente veio de um grande debate, fundamentado no Educação Já!, com a ideia de mostrar que o Congresso pode ser referência na Educação”. – Dep. Professora Dorinha Seabra, presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação.

“Eu tenho certeza de que, ao final desta legislatura, o Congresso terá um destaque central na Educação por causa da Frente”. – Dep. Professor Israel Batista, secretário-geral da Frente Parlamentar.

“O meu objetivo com a Frente é fazer com que a Primeira Infância se torne uma política nacional e que as pessoas consigam compreender a sua importância para a sociedade”. – Dep. Paula Belmonte, coordenadora da Comissão de Primeira Infância e Educação Infantil da Frente Parlamentar.

“Eu sinto muita segurança na Frente quando vejo organizações como o Todos Pela Educação e uma agenda concreta e estruturada, como o Educação Já!, apoiando o todo o trabalho desenvolvido” – Dep. Idilvan Alencar, coordenador da Comissão de Ensino Médio da Frente Parlamentar.

+LEIA MAIS: DEPUTADO IDILVAN ALENCAR (PDT-CE) QUER EDUCAÇÃO COMO PRIORIDADE NACIONAL

assembleia

Assembleia Anual