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1º Prêmio Todos Pela Educação homenageia três personalidades

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Premidos deram significativas contribuições a Educação Básica Pública brasileira em 2019

Aconteceu, na última terça-feira (26), em São Paulo, durante o Encontro Anual Educação Já, o primeiro Prêmio Todos Pela Educação. Marcada originalmente para o início de 2020, a celebração foi adiada devido à pandemia da Covid-19. Em busca de homenagear e reconhecer o trabalho de pessoas que contribuíram para a Educação Básica Brasileira naquele ano de 2019, o Todos Pela Educação contemplou três personalidades que se destacaram nessa caminhada pelo Ensino de crianças e jovens. “O foco desse prêmio é dar visibilidade a quem age para mudar a realidade da Educação Básica e Pública, com foco no avanço de políticas públicas educacionais”, disse Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos, no encerramento do evento.

Os laureados receberam os prêmios das mãos dos jurados presentes no evento, que também participaram da entrega dos prêmios: Luiz Liza Curi, Ex-Presidente do Conselho Nacional de Educação; Raquel Teixeira, atual Secretária de Educação do Rio Grande do Sul; e Ana Inoue, superintendente do Itaú Educação e Trabalho, e também conselheira do Todos Pela Educação.

 

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Premiados

O primeiro premiado foi Carlos Eduardo Moreno, do Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (INEP), por seu trabalho de destaque com dados educacionais, que favorece a continuidade das políticas públicas da área.

O segundo premiado foi Frederico Amâncio, ex-Secretário Estadual de Educação de Pernambuco (2014 e 2020), e hoje Secretário Municipal de Educação do Recife, personalidade que sintetiza dois movimentos que expressam o protagonismo dos estados na Educação brasileira: a produção de soluções com resultados em larga escala e o intercâmbio dessas experiências.

A terceira premiada da noite foi Maria Helena Guimarães de Castro, ex-Secretária Executiva do Ministério da Educação (2018), por contribuir diretamente em uma série de políticas que redefiniram o cenário educacional, como a Base Nacional Comum Curricular, o novo Ensino Médio e a base para a formação de professores.

 

Critérios de seleção

Os principais critérios avaliados para a escolha final foram: a relevância da contribuição para o avanço das políticas públicas, a abertura ao diálogo e respeito às divergências. Foram mais de 100 nomes indicados e os 10 mais votados fizeram parte de uma lista de finalistas. A partir dessa lista, o júri selecionou os três vencedores.