Tempo de leitura: 2 minutos

Todos defende prioridade ao PNE na reabertura dos trabalhos da Frente Parlamentar de Educação

Encontro reuniu parlamentares, integrantes do Ministério da Educação e organizações do terceiro setor em Brasília.
A imagem mostra uma mulher segurando um microfone e discursando em um evento. Ela veste uma blusa clara de mangas compridas e uma calça escura. Seu cabelo está preso em um coque baixo, e ela tem uma expressão confiante enquanto gesticula com a mão esquerda. Ao fundo, há um grande telão azul com a frase "Educação na Frente" escrita em branco. Abaixo, também se lê "Frente Parlamentar Mista da EDUCAÇÃO". O telão exibe ainda a imagem de uma criança sorridente carregando uma mochila, além de um logotipo geométrico com tons de azul e verde. O ambiente tem iluminação moderna, com detalhes em azul nas laterais.

Encontro reuniu parlamentares, integrantes do Ministério da Educação e organizações do terceiro setor em Brasília.

O Todos Pela Educação participou do encontro para reabertura dos trabalhos da Frente Parlamentar Mista de Educação (FPME) em Brasília, nesta quarta-feira (19), em que se discutiu a prioridade para o Plano Nacional de Educação (PNE) na agenda do Congresso Nacional. O almoço ocorre anualmente para marcar o início das atividades legislativas e fortalecer o diálogo em torno das principais pautas da Educação Básica.

Além de deputados (as) e senadores(as) de diferentes partidos, também estiveram presentes o secretário-executivo, Leonardo Barchini, e a secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, ambos do Ministério da Educação, entre outros integrantes da pasta e também do Conselho Nacional de Educação (CNE); e organizações do terceiro setor que compõem o conselho consultivo da Frente Parlamentar, como o Todos Pela Educação — que, neste ano, apoiou a realização do almoço.

Na ocasião, os parlamentares apresentaram a agenda legislativa do ano, que tem como prioridade a aprovação do novo PNE. A expectativa da FPME, conhecida como a “bancada da Educação” é de instalação de uma comissão especial para discussão do tema ainda em março, conforme anunciou o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos/PB), no Encontro Anual Educação Já, promovido pelo Todos Pela Educação no início deste mês. Além do PNE, o encontro abordou temas como o Sistema Nacional de Educação. 

A presidente-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, reforçou o posicionamento do Todos pela mobilização em torno do PNE, tanto do ponto de vista da elaboração, quanto da implementação: “A gente ganha o jogo se o Plano Nacional de Educação (PNE) não for para a gaveta. E é preciso mobilização, não só para pensar, discutir o PNE, mas também para executar. Isso passa por um sistema de governança, pela articulação interfederativa, que está relacionada ao SNE, o Sistema Nacional de Educação. A força deste encontro é fundamental para fazer isso acontecer”.

Veja também

Quer receber uma newsletter mensal que traz os destaques do Todos Pela Educação? Preencha os dados e receba a “Todos em Dia".

    Quero receber e-mails informativos

    1

    Li e concordo com a política de privacidade e proteção de dados do Todos Pela Educação

    1