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Todos debate impactos da pandemia na Educação no Senado

1ª audiência da Subcomissão Temporária do Senado para Acompanhamento da Educação na Pandemia
Tela de vídeo de audiência pública, Lucas Hoogerbrugge, homem branco, de barba e óculos de grau, aparece falando.

Um debate com a participação de Lucas Hoogerbrugge, líder de relações governamentais do Todos Pela Educação, inaugurou nesta segunda-feira (25) as audiências públicas realizadas pela Subcomissão Temporária do Senado para Acompanhamento da Educação na Pandemia.

Na ocasião, os participantes discutiram o planejamento e as ações relacionados ao retorno das aulas presenciais na Educação Básica, além de estratégias educacionais contra as perdas ocasionadas durante o período. Lucas apontou a ausência do governo federal na coordenação de medidas para mitigar os efeitos da crise sanitária na Educação, que teve como consequências desde a falta de parâmetros nacionais para a tomada de decisões, até a falta de apoio técnico e financeiro aos Estados e Municípios.

Ele apresentou dados sobre os impactos da pandemia no acesso às escolas, na exposição de crianças e jovens a violências, na saúde e na trajetória de aprendizagem desses estudantes, mostrando que os alunos e alunas pretos, periféricos e do campo são os mais afetados. “Estudantes mais pobres tiveram seu direito à Educação totalmente negado durante a pandemia”, concluiu. Nesse sentido, reforçou a importância de um retorno presencial com condições adequadas, proporcionadas pelo poder público, e do reforço nos investimentos para a expansão do ensino integral.  

“A Educação é um direito em si mesmo e um direito que serve como alicerce para todos os outros direitos. Por isso precisa ser colocada em primeiro lugar”, disse Lucas.

Clique aqui para ver a apresentação Educação na pandemia, exibida por Lucas durante a audiência pública.

Assista ao debate na íntegra:

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