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Quadras escolares e os benefícios do esporte no aprendizado

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Se o Brasil pode se orgulhar de seu destaque internacional no futebol, tendo 1.202 profissionais espalhados pelo mundo, conforme indica a organização internacional Observatório para o Futebol, o mesmo não ocorre quando olhamos para dentro das quadras escolares. O Brasil que persegue e lamenta a perda do hexa é o mesmo incapaz de proporcionar um espaço adequado para o desenvolvimento de uma Educação Física de qualidade das unidades públicas de ensino.

Segundo o Anuário da Educação Básica Brasileira, 25,7% das escolas públicas de Ensino Médio não têm quadra de esportes. A situação é ainda pior para os estudantes menores: 62,8% das instituições públicas de Ensino Fundamental não contam com o equipamento.

O quadro é grave. Sem oportunidade para a prática de esportes nas escolas, as novas gerações brasileiras deixam de utilizar um poderoso instrumento para trabalhar competências importantes para a vida, como trabalho em equipe, igualdade, empoderamento feminino e inclusão. Isso sem contar que ter atividades físicas orientadas por professores qualificados é um benefício em si mesmo, essencial para a reflexão sobre o próprio corpo e a própria saúde. A Organização das Nações Unidas (ONU), por exemplo, reconhece isso e listou uma série de benefícios para a vida do indivíduo e do País quando as escolas valorizam o esporte.

E os argumentos a favor da construção de quadra esportivas não se limitam ao que dizem os especialistas. O assunto também está contemplado em inúmeras metas do Plano Nacional de Educação (PNE), como é o caso da Meta 7, que determina que seja assegurado a todas as escolas públicas de Educação Básica do País o acesso a espaços para a prática esportiva.

Naturalmente, não se trata apenas de ofertar o espaço, mas também de garantir que haja tempo e espaço nos currículos escolares para a reflexão sobre o corpo e as atividades esportivas. Ainda vivemos em um tempo em que a Educação Física é vista como um conhecimento menor na escola. De acordo com uma pesquisa de âmbito mundial feita pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em parceria com a organização North Western Countries Physical Education Association (NWCPEA), essa disciplina ainda é vista como inferiores às demais em 54% dos países, taxa bastante preocupante. Ofertar uma Educação que prepare para a uma vida plena requer boas aulas de Educação Física e, consequentemente, espaços adequados para a realização das atividades, que não se limitam à quadra, mas que nela encontram um imprescindível apoio.