Tempo de leitura: 2 minutos

Pesquisa: Maioria concorda que Educação Pública é importante para resolver violência, pobreza e desigualdade no país

|

Levantamento do Ipec, encomendado pelo Todos Pela Educação, também aborda o papel dos governos e oportunidades de acesso à Educação no país. 


A maioria da população brasileira (96%) concorda que melhorar a Educação pública é muito importante para resolver problemas do país como a violência, a pobreza e a desigualdade. Além disso, 57% das pessoas concordam que os governantes brasileiros estão comprometidos com melhorias na escola pública, enquanto 38% discordam dessa afirmação. Os percentuais incluem concordância ou discordância total ou em partes. Os dados são de uma pesquisa de opinião encomendada pelo Todos Pela Educação ao Ipec.

O levantamento questionou os entrevistados sobre três grandes temas: a importância da Educação no Brasil; o papel dos governos na Educação; e a desigualdade de oportunidades no acesso à Educação no país.

Acesse a pesquisa completa aqui.  

Sobre o papel dos governos, 94% concordam que a Educação deveria estar entre as três prioridades do governador do seu estado. O otimismo com o futuro próximo, no entanto, não é um consenso. Para 60% dos entrevistados, a Educação pública no Brasil vai melhorar nos próximos quatro anos, enquanto 32% discordam da afirmação. Aqui também são apresentados os totais de concordância totalmente ou em partes com cada uma das afirmações. 

“Os dados dessa pesquisa trazem uma mensagem inequívoca para os governantes e gestores públicos de todo o Brasil: priorizar o tema da Educação é responder a uma demanda latente da população de todos os Estados”, afirma Olavo Nogueira Filho, diretor-executivo do Todos Pela Educação.

Qualidade – No que diz respeito às oportunidades de acesso, o levantamento mostra variações na percepção sobre a qualidade de Eucação oferecida para diferentes grupos. Neste sentido, 73% discordam totalmente ou em parte que ricos e pobres recebem Educação com a mesma qualidade. Outros 49% discordam totalmente ou em parte que brancos e negros recebem Educação no mesmo nível. Já 67% discordam totalmente ou em parte que o acesso à Educação de qualidade é igual nas diferentes regiões do país.  

Os dados foram diivulgados no dia 18 de abril, no Encontro Anual Educação Já 2023, que contou com lideranças políticas, cívicas e educacionais, em Brasília. Organizado pelo Todos Pela Educação, o evento discutiu temas estruturais e urgentes da Educação – como alfabetização, Educação Antirracista e Inclusiva e Novo Ensino Médio – além de contar com momentos específicos para tratar da questão emergencial da violência extrema nas escolas. Entre os participantes, um público diverso: representantes da comunidade escolar de todo o Brasil, gestores públicos, acadêmicos, organizações da sociedade civil, grupos identitários, além de lideranças do governo federal, do Congresso Nacional e de governos estaduais e municipais. Saiba sobre o evento aqui!

Pesquisa – O Ipec realizou duas mil entrevistas entre os dias 1 e 5 de abril, com uma amostra representativa da população brasileira a partir de 16 anos. A margem de erro é de pontos percentuais para mais ou para menos com nível de confiança de 95%.