Giovanna Macedo é professora da rede pública de ensino do município de Campinas (SP) e viu seu trabalho ganhar grandes proporções e visibilidade ao postar um vídeo com seus alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. O vídeo viralizou nas mídias sociais, ao mostrar a emoção das crianças ao “se verem” no futuro, em suas profissões dos sonhos. Para gerar as imagens, a professora Giovanna utilizou Inteligência Artificial (IA), com a ferramenta Chat GPT.
Abaixo, veja o vídeo e leia a nossa entrevista com a professora.
- O vídeo de um trabalho que você fez com os seus alunos utilizando Inteligência Artificial (IA) viralizou, mostrando a emoção das crianças. Como você vê o impacto do uso de IA na sala de aula, tanto para os alunos quanto para o exercício da profissão de professor?
A IA nunca substituirá o olhar e a sensibilidade do professor, porém, ela pode ser nossa aliada, não só essa ferramenta (Chat GPT), mas todos os novos recursos tecnológicos que vêm sido desenvolvidos. No caso do trabalho realizado, a IA foi apenas o caminho que utilizei para trazer todo um significado às crianças: mostrar a elas que seus sonhos têm valor, que visualizar “seu eu no futuro” pudesse ser para elas uma motivação e encorajamento para conquistarem seus objetivos.
2. Como o uso de IA nas escolas públicas pode ser mais inclusivo para os alunos, considerando os diversos contextos sociais e proximidade com ferramentas tecnológicas?
Todo trabalho realizado dentro das salas de aulas deve ter um propósito por trás dele. Nem todos os estudantes têm acesso a computadores ou internet em casa. A escola pública, mesmo dentro de suas limitações, consegue oferecer aos estudantes acesso a algumas ferramentas, de forma educativa, guiada, segura, ensinando sempre a utilizar esses recursos para o bem.
3. Quais os desafios que a educação pública enfrenta para fazer da tecnologia uma aliada da aprendizagem e um apoio dos professores? Quais possibilidades você vê para superarmos esses desafios?
Um dos maiores desafios na educação pública hoje é garantir esse acesso. Muitas escolas não têm estrutura suficiente para suprir toda a demanda tecnológica, o que faz com que muitos professores se sintam inseguros para utilizarem essas ferramentas no dia a dia, pois só quem está dentro da sala de aula sabe o quão desafiador é. Por isso, é importante a troca de conhecimento entre os professores, pois nós nos ajudamos e ensinamos coisas novas uns aos outros, além de sempre estarmos buscando novas formações e conhecimentos, pois isso auxilia o processo de ensino e aprendizagem.
4. Quais dicas você daria para professores que querem utilizar a IA em sala de aula de forma consciente e responsável?
Na atividade que realizei, eu fiz as transformações e algumas precisei concluir na minha casa, pois foi uma atividade que levou dias para finalizar. Utilizei recursos gratuitos, então, em alguns momentos, eu era bloqueada para dar continuidade. Mesmo com alguns desafios não desisti, pois sabia que era uma atividade muito importante e que valeria a pena (só não imaginava a repercussão que viria após a postagem do vídeo nas redes sociais).
A minha dica aos professores é: não tenham medo de usar recursos tecnológicos para o bem. Como disse, eles nunca substituirão o nosso trabalho, mas podem potencializar e trazer uma aprendizagem mais divertida, dinâmica, lúdica e efetiva aos estudantes. Também é de extrema importância orientarmos os alunos sobre o uso da tecnologia de forma ética e responsável.
LEIA TAMBÉM
Diálogo com Todos: Mariana Luz
Valorização da profissão docente: saiba tudo sobre a nossa atuação