Tempo de leitura: 3 minutos

#EDUCAÇÃONAFRENTE: DEPUTADO JHC (PSB-AL) QUER EDUCAÇÃO COMO PRIORIDADE NACIONAL

|

No início de abril foi lançada a Frente Parlamentar Mista da Educação no Congresso Nacional. A associação suprapartidária de deputados federais e senadores (por isso ‘mista’) tem por objetivo pôr em pauta temas cruciais para mudar a qualidade da Educação brasileira. Diferente de Frentes de mandatos anteriores, a atual terá seu trabalho estruturado em 10 comissões focadas em temáticas importantes para a área, como a de valorização dos profissionais da Educação, coordenada pelo deputado federal João Henrique Holanda Caldas, mais conhecido como JHC (PSB-AL). Ele é mais um dos entrevistados na série de entrevistas #EducaçãoNaFrente, do Todos Pela Educação, que conversou com a presidente, os vices e os coordenadores da iniciativa.

+LEIA MAIS: FRENTE PARLAMENTAR MISTA DA EDUCAÇÃO É LANÇADA NO CONGRESSO

Todos: O que a Educação representou em sua trajetória pessoal?

JHC: Um dos principais legados da minha família foi esse: a concepção e que a Educação é absolutamente fundamental. Mesmo tendo ingressado na vida pública com apenas 21 anos, esforcei-me para concluir a minha graduação em Direito, uma especialização em Direito Digital e agora estou na fase final de um mestrado em gestão pública. A ideia é continuar nesse caminho, mesmo com todas as atribulações do mandato.

Todos: Qual a sua análise sobre a situação da Educação no Brasil?

JHC: Nas últimas décadas evoluímos no sentido da universalização, mas o desafio agora é elevar a qualidade, especialmente em relação à Educação Básica. Fez-se uma escolha que privilegia o Ensino Superior, que é bastante importante, mas um prédio não se constrói a partir do teto, é necessária uma base sólida, e essa base, na Educação, são os primeiros anos de ensino da vida de crianças e jovens.

+LEIA MAIS: CONSED E UNDIME DIZEM PORQUE A FRENTE PARLAMENTAR MISTA DA EDUCAÇÃO É IMPORTANTE

Todos: Quais são suas expectativas para os trabalhos da Frente Parlamentar Mista da Educação? Que benefícios ela pode trazer para a Educação?

JHC: As expectativas são as melhores possíveis. Os parlamentares que vão à iniciativa, em grande parte, são da área e têm conhecimento técnico. Fui o primeiro a apresentar requerimento para criação de uma Subcomissão para tratar do financiamento da Educação Básica na Comissão de Educação e essa será uma das minhas principais bandeiras dentro da Frente. Algumas pautas como homeschooling, vouchers e novas abordagens educacionais também serão objeto de escrutínio.

          

Todos: O senhor é coordenador da Comissão de Formação e Valorização dos Profissionais da Educação. Qual seu envolvimento com esse assunto e por que ele é importante para o País?

JHCÉ um fato dado que a principal ferramenta do sistema educacional é o professor. Sem um profissional capacitado e valorizado por meio de uma remuneração digna, os investimentos em infraestrutura e alterações legislativas surtirão pouco efeito. Discutir o financiamento da Educação Básica e a valorização desses profissionais é tão importante quanto a discussão relativa ao sistema previdenciário, tributário e administrativo.

JHC

Conheça os demais integrantes da coordenação da Frente:

Presidente: Deputada Dorinha Seabra (DEM-TO)

Vice-presidente de Educação Superior: Senador Izalci Lucas (PSDB-DF)

Vice-presidente da Educação Básica: Senador Jorginho Mello (PR-SC)

Secretário-geral: Deputado Israel Batista (PV-DF)

Tesoureiro: Tiago Mitraud (Novo-MG)

Coordenação de arranjos federativos de Educação: Deputada Luísa Canziani (PTB-PR)

Coordenação de sistema nacional de Educação: Deputado Raul Henry (MDB-PE)

Coordenação de financiamento da Educação: Deputado Danilo Cabral (PSB-PE)

Coordenação de formação e valorização dos profissionais da Educação: Deputados João Henrique Caldas (PSB-AL)

Coordenação de Primeira Infância e Educação Infantil: Deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF)

Coordenação de Alfabetização e Ensino Fundamental: Deputado Luizão Goulart (PRB-PR)

Coordenação de Ensino Médio: Deputado Idilvan Alencar (PDT-CE)

Coordenação de Ensino Técnico e Profissional: Deputada Tabata Amaral (PDT-SP)

Coordenação de Educação Especial, de Indígenas e de comunidades tradicionais: Deputado Felipe Rigoni (PSB-ES)

Coordenação de Desportos: Deputado Luiz Lima (PSL-RJ)