Tempo de leitura: 2 minutos

A sociedade contra o novo coronavírus: responsabilidade tem que viralizar

|

A fim de exigir que o poder público brasileiro encare a situação de calamidade social brasileira advinda do novo coronavírus com seriedade à altura, a sociedade civil organizada se uniu para afirmar seu compromisso no combate à Covid-19, chamar à responsabilidade as lideranças públicas e aqueles que podem contribuir com mais neste momento e dar visibilidade aos mapeamentos de iniciativas que estão acontecendo neste momento para ajudar a combater as consequências da doença. Esse esforço conjunto se concretiza na campanha #SociedadeContraoCorona, uma iniciativa que já reúne pelo menos 80 organizações da sociedade civil, entre elas o Todos Pela Educação.

+LEIA MAIS: FIQUE EM CASA, MAS NÃO ISOLADO – CRIE BOAS CONVERSAS COM SEUS FILHOS DURANTE A PANDEMIA

O cenário emergencial exige o redesenho de prioridades e valores e o redirecionamento de esforços humanos e recursos materiais para a maior riqueza de uma nação: seus cidadãos. Por isso, assegurar o bem-estar e a assistência àqueles que têm a saúde ou a sobrevivência material ameaçada é dever de todos – gestores públicos, sociedade civil organizada, setor privado e, claro, cada um de nós.


No Todos, todos os esforços estão voltados ao apoio das famílias e comunidade educacional neste momento: lançamos a campanha #ConversarFazBem, para estimular boas conversas entre as famílias que estão em casa; realizamos uma análise dos desafios do ensino a distância neste período na pandemia e um webnário sobre o mesmo tema com mais de 3 mil pessoas. Além disso, continuamos fazendos estudos que apoiem o planejamento para a volta às aulas e a articulação com atores e redes locais que estão se mobilizando para dar respostas nesse momento de emergências.


No site da ação, você encontra o manifesto da campanha e o mapeamento das iniciativas voltadas ao combate ao coronavírus, desde articulação de informações até meios de dar apoio material ou humano a ações localizadas de assistência a públicos em situação de vulnerabilidade social.

Se você também quer ecoar essa corrente de solidariedade e compromisso com a vida de todos, fale sobre a campanha em suas redes sociais incluindo as hashtags abaixo e indique a iniciativa para organizações que vocês conhece. Essa é a hora de #FiqueEmCasa, de união da #SociedadeContraoCorona e de exigir que #AResponsabilidadeTemQueViralizar.