O jeito Todos de fazer advocacy

Nossas ações são organizadas em três grandes pilares e têm como objetivo impactar quatro dimensões específicas: priorização política da Educação, formulação das políticas públicas, qualidade da implementação e sustentação dessas políticas ao longo do tempo.

  1. ADVOCACY DIRETO com a produção de conhecimento aplicado informado pelas evidências, articulações de atores-chave e mobilização do debate especializado. Veja nossos posicionamentos e notas técnicas.
  2. MONITORAMENTO PÚBLICO da implementação de políticas públicas, seus dados e impactos para informar a sociedade civil e orientar decisões.
  3. ARTICULAÇÃO DE COALIZÕES – união estratégica de organizações com um propósito comum – nas esferas nacional, estadual e municipal. Entenda nossa articulação das coalizões.
Mandala Advocacy

Advocacy na prática

Novo FUNDEB

Um financiamento da Educação Básica mais justo e que reduza as desigualdades. Essa sempre foi uma bandeira do Todos Pela Educação. Por isso, estivemos desde 2016 nas discussões sobre o Novo Fundeb – o principal mecanismo de financiamento da Educação Básica pública no Brasil. Em 2020, comemoramos uma conquista de extrema importância: a aprovação e a regulamentação de um modelo maior e mais redistributivo. 

Primeira Infância

A Primeira Infância é uma janela decisiva para o desenvolvimento humano e social. Investir nessa etapa é essencial para promover justiça social e garantir os direitos de crianças e famílias. Por isso, o Todos Pela Educação tem atuado de forma cada vez mais estratégica na agenda da Primeira Infância — uma prioridade desde o Educação Já 2022, que impulsionou uma articulação intensa com o poder público, ainda em curso.

Novo Ensino Médio

Da permanência dos alunos na escola à aprendizagem, o Ensino Médio é a etapa com os maiores desafios da Educação Básica brasileira. A aprovação, em 2024, da lei que reformula a etapa foi um passo importante para mudar esse quadro. Seguimos atuando para para que os avanços na lei do Novo Ensino Médio se efetivem em mudanças na realidade escolar e se traduzam em oportunidades aos jovens do nosso país.

Novo FUNDEB

Um financiamento da Educação Básica mais justo e que reduza as desigualdades. Essa sempre foi uma bandeira do Todos Pela Educação. Por isso, estivemos desde 2016 nas discussões sobre o Novo Fundeb – o principal mecanismo de financiamento da Educação Básica pública no Brasil. Em 2020, comemoramos uma conquista de extrema importância: a aprovação e a regulamentação de um modelo maior e mais redistributivo. 

Primeira Infância

A Primeira Infância é uma janela decisiva para o desenvolvimento humano e social. Investir nessa etapa é essencial para promover justiça social e garantir os direitos de crianças e famílias. Por isso, o Todos Pela Educação tem atuado de forma cada vez mais estratégica na agenda da Primeira Infância — uma prioridade desde o Educação Já 2022, que impulsionou uma articulação intensa com o poder público, ainda em curso.

Novo Ensino Médio

Da permanência dos alunos na escola à aprendizagem, o Ensino Médio é a etapa com os maiores desafios da Educação Básica brasileira. A aprovação, em 2024, da lei que reformula a etapa foi um passo importante para mudar esse quadro. Seguimos atuando para para que os avanços na lei do Novo Ensino Médio se efetivem em mudanças na realidade escolar e se traduzam em oportunidades aos jovens do nosso país.

Debates educacionais com os quais contribuímos

2007 – Criação do Ideb – índice de Desenvolvimento da Educação Básica
2009 – Efetivação da EC/59 – Obrigatoriedade da matrícula dos 4 a 17 anos
2012 – Criação da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA)
2014 – Incidência direta em 53 emendas do Plano Nacional de Educação (PNE)
2018 – Lançamento da Agenda Educação Já
2020 – Efetivação do Novo Fundeb: permanente, maior e mais justo
2024 – Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação Inicial de Professores (DCNs)
2024 – Aprovação da reestruturação do Novo Ensino Médio
2024 – Diretrizes para a Política Nacional Integrada para a Primeira Infância
2025 – Programa “Mais Professores para o Brasil”

Atuação de impacto

Articulação de coalizões

Articulamos coalizões com especialistas e organizações do setor educacional que compartilham do nosso propósito para trabalhar em sinergia e alcançar objetivos comuns. Essa união fortalece a produção conjunta de conhecimento, estimula a criação de espaços de aprendizados e impulsiona uma atuação mais coordenada das organizações sociais junto ao poder público, aumentando o impacto coletivo de ações individuais.

São 40 instituições da sociedade civil trabalhando em sinergia nas esferas nacional, estadual e municipal.

Conheça as organizações que fazem parte da Coalizão Nacional

Imagem com o título: Coalizão Nacional Educação Já. No centro da imagem há um círculo dividido em várias camadas que representam os eixos estruturantes da política educacional defendida pela coalizão. No núcleo, lê-se: "Objetivos-fim: Educação de qualidade, equitativa e inclusiva". Ao redor do núcleo, há três fatores escolares essenciais: Professores – Fortalecimento da profissão docente Gestão Escolar – Profissionalização da gestão escolar Políticas Pedagógicas – Implementação dos currículos alinhados à BNCC Mais externamente, há três blocos temáticos que circundam o núcleo e orientam os fatores centrais: 1. Viabilizadores de avanços em escala (cor laranja): 1. Governança: Fortalecimento da governança nacional da Educação Básica 2. Gestão dos sistemas educacionais: Modernização dos órgãos da administração pública educacional 3. Financiamento: Implantação de um financiamento mais equitativo, redistributivo e de qualidade 2. Caminhos específicos por ciclo (cor azul): 7. Primeira infância: Educação infantil de qualidade, articulada a um atendimento integral 8. Alfabetização: Colaboração entre estados e municípios para melhorar a alfabetização 9. Anos finais: Nova proposta curricular para os Anos Finais do Ensino Fundamental 10. Ensino Médio: Implementação das novas diretrizes do Ensino Médio 3. Eixos transversais: A. Educação inclusiva (em azul) B. Educação para as relações étnico-raciais (em bege claro) C. Tecnologias (em bege escuro) À direita da mandala, há uma lista de organizações responsáveis por cada tema ou fator. Cada número ou letra da mandala está associado a um conjunto de logos dessas organizações.

Clique para abrir o descritivo.

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Clique nos círculos para ler o descritivo de cada proposta e ver as organizações que atuam em cada verticalização.

Coalização Municípios

Uma das funções mais importantes das coalizões é a colaboração técnica e consultiva. Na construção do documento Educação Já Municípios 2024, realizamos um processo de consulta com várias organizações e lideranças: Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB); Centro Lemann; Fundação Bracell, Itaú Social; Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal; Instituto Península; Instituto Rodrigo Mendes; Movimento Profissão Docente e Parceiros da Educação.

Viabilizadores de Avanço em Escala

1) Governança

Fortalecimento da governança nacional da Educação Básica.

2) Gestão dos Sistemas Educacionais

Modernização da gestão dos órgãos da administração pública educacional.

3) Financiamento

Implantação de um financiamento mais distributivo e indutor de qualidade.

Fatores Escolares Essenciais

4) Professores

Fortalecimento da profissão docente.

5) Gestão Escolar

Profissionalização da gestão escolar.

6) Políticas Pedagógicas

Implementação dos currículos alinhados à BNCC.

Caminhos Específicos por Ciclo

7) Primeira Infância

Educação infantil de qualidade, articulada a um atendimento integral da Primeira Infância.

8) Alfabetização

Colaboração entre os Estados e Municípios para a melhoria da alfabetização.

9) Anos Finais

Construção de uma nova proposta de escola para os Anos Finais do Ensino Fundamental.

10) Ensino Médio

Implementação de mudanças estruturais no Ensino Médio.

Educação Inclusiva

Educação Para as
Relações Étnico-Raciais

Tecnologias