Tempo de leitura: 5 minutos

Webinário discute Educação durante a pandemia do novo corona vírus

|

Diante do avanço da pandemia do novo coronavírus no Brasil, inúmeras redes estaduais e municipais de ensino suspenderam as aulas em combate à Covid-19. Para garantir que os alunos continuem estudando, Estados e Municípios têm lançado mão de soluções de ensino remoto frente ao cenário emergencial. Os desafios advindos desse cenário fora do comum, tanto pedagógicos quanto referentes à regulamentação de horas letivas foram o tema de debate vitual organizado pelo Todos Pela Educação, o Banco Mundial e o Conselho Nacional de Educação (CNE) nesta quarta (8). Parte da série de debates Diálogos com CNE, o Webinário “A Educação frente à Pandemia” também contou com a participação de representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed).

 

 

Baixe os materiais apresentados no evento virtual

– Apresentação de Priscila Cruz, do Todos Pela Educação, sobre o ensino remoto

– Apresentação de Ildo Lautharte, do Banco Mundial, sobre as soluções educacionais de outros países frente à pandemia

Entenda o debate por trás do ensino remoto

As ferramentas de Ensino a Distância (EaD) são recursos importantes diante do enfrentamento da crise, mas elas podem agravar a desigualdade educacional já existente no Brasil, se os diferentes contextos em que vivem nossas crianças e jovens não for considerado. Por isso, o tema requer discussão aprofundada, que abarque um plano para o período de volta às aulas. Para ajudar a subsidiar esse debate público, o Todos Pela Educação publicou uma nota técnica que traz uma análise dos desafios e possibilidades dessa modalidade a partir dos estudos e pesquisas mais recentes sobre ensino remoto e o acesso à tecnologia no Brasil, leia mais aqui.


CONHEÇA OS PALESTRANTES

 

Cecilia Motta, presidente do Consed
É secretária de Educação do Mato Grosso do Sul e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed. Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco. Graduada em Pedagogia, com habilitações em Supervisão e Administração Escolar, pela Universidade do Oeste Paulista; Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Oeste Paulista; Graduada em Ciências, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente. Foi secretária municipal de Educação no município de Campo Grande-MS entre 2005 e 2012; Presidente da Undime Estadual do MS, entre 2009 e 2012; Vice-presidente da Undime Nacional entre 2011-2012.

Ildo Lautharte, economista pro Banco Mundial

É economista do Banco Mundial na área de Educação. Tem doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade de Cambridge.  Foi pesquisador associado nas áreas de Educação e Saúde na University College London, onde lecionou e participou de estudos de políticas públicas em países asiáticos. Como economista do Banco Mundial, trabalha com a implementação de políticas educacionais na primeira infância e avaliação de impacto.

Ivan Claudio Siqueira, presidente da Câmara de Educação Básica do CNE

É doutor em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da USP,  especialista em Música e História da Arte pela Berklee College of Music – EUA e professor da Escola de Comunicação e Artes (ECA), da USP.

 

João Marcelo Borges, diretor de estratégia política do Todos Pela Educação

É graduado em Economia e em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, e possui um Mestrado em Economia Política Internacional pela London School of Economics. Foi especialista em Educação e consultor sênior em Educação no Banco Interamericano de Desenvolvimento, entre 2011 e 2017, bem como especialista em inovação na mesma organização em 2018. Entre 2008 e 2011, prestou consultoria ao Banco Mundial, UNESCO, PNUD, bem como a empresas, ONGs e fundações privadas no Brasil e em outros países. Antes, foi também assessor especial na Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, entre 1999 e 2001, e coordenador de gestão estratégica na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, entre 2005 e 2007.

 

Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime

É formado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS (2000), tem mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2003) e doutorado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (2015). Atuou como professor substituto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Foi professor e coordenador do curso de Letras das Faculdades Integradas de Paranaíba (Fipar). E, atualmente, é coordenador do curso de Letras das Faculdades Integradas Urubupungá (FIU), de Pereira Barreto. Tem experiência acadêmica nas áreas de Linguística, Linguística Aplicada, Literatura, Linguagem Jurídica e Comunicação e Expressão. Atualmente exerce a função de Secretário Municipal da Educação de Sud Mennucci/SP e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

 

Luiz Roberto Liza Curi, presidente do CNE

É sociólogo e doutor em economia pela Universidade de Campinas – Unicamp. Pesquisador em Políticas Públicas e analista de ciência e tecnologia do CNPq. Conselheiro desde 2012 do Conselho Nacional de Educação, onde atualmente é o Presidente. Membro do Conselho Superior da CAPES e membro do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Arquitetônico (IPHAN). Foi presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), responsável pelos exames de avaliação no ensino básico e superior no Brasil. Foi Diretor Geral do Departamento de Políticas de Ensino Superior do Ministério da Educação e membro dos Comitês de Avaliação da OEA e Mercosul. Foi Diretor Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo e membro do Conselho Superior da Unicamp.

Maria Helena Guimarães de Castro, conselheira  da Câmara de Educação Básica do CNE
É socióloga e professora aposentada da UNICAMP. Atualmente é conselheira do Conselho Nacional de Educação/CNE, presidente da Comissão de Formação de Professores e  presidente da ABAVE/Associação Brasileira de Avaliação Educacional. É também  Embaixadora do PISA para Escolas no Brasil e consultora educacional.    Foi Secretária Executiva do Ministério da Educação e presidente do Comitê Gestor da Base Nacional Comum Curricular/BNCC; foi Secretária Estadual de Educação de São Paulo e membro do Conselho Estadual de Educação de SP. Foi presidente do INEP de 1995 a 2002, sendo responsável pela reformulação do SAEB, implantação do ENEM e do Provão, organização do Sistema de Estatísticas Educacionais e implantação do PISA no Brasil.

 

Pablo Acosta, coordenador de desenvolvimento humano do Banco Mundial para o Brasil

É Ph.D. em Economia pela Universidade de Illinois Urbana-Champaign (Estados Unidos) e um Mestrado em Economia pela Universidade Nacional de La Plata (Argentina). Pablo começou no Banco Mundial como Jovem Profissional em 2008 e trabalhou como economista em três regiões: América Latina e Caribe, África, e Leste da Ásia e Pacífico. Antes do Banco Mundial, Pablo trabalhou no Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no Ministério da Economia da Argentina, e na Fundação para a Pesquisa Econômica da América Latina (FIEL). Suas principais áreas de especialização são proteção social, políticas trabalhistas, migração e desenvolvimento de habilidades.

 

Priscila Cruz, presidente-executiva e co-fundadora do Todos Pela Educação

É mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School of Government e aluna destaque 2014/2015. É graduada em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). É presidente do Conselho do Instituto Articule e membro dos Conselhos do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (DPJ/CNJ), do Museu de Arte Moderna de São Paulo, da Fundação Itaú Social, do Instituto Singularidades, do CEIPE/FGV e do Diversa do Instituto Rodrigo Mendes e do Grupo de Estudos de Educação do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp.