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Reduca: “Todos os países passam por contextos complexos e podemos pensar juntos em caminhos para avançarmos”

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Vanessa Yumi Souto, assessora de gestão operacional e estratégica do Todos, participou do IX Encontro Anual da Reduca, Rede Latino-americana pela Educação, rede que reúne instituições de 15 países da América Latina ligadas à área. O evento ocorreu entre os dias 25 e 27 de novembro de 2019 na Cidade do Panamá. Para Vanessa, o grupo dá a oportunidade das instituições aprenderem com a troca de experiências e conhecimento de políticas públicas que deram e não deram certo nos países-membros. “Todos os países passam por contextos complexos e podemos pensar juntos em caminhos para avançarmos, isso nos fortalece como organização e rede”, afirmou.

O objetivo do encontro foi realizar um balanço das ações de 2019 e fazer o planejamento estratégico dos próximos anos. No último dia do evento, foi promovido, junto com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o segundo encontro sobre Alianças Multisetoriais em Educação, no qual o manifesto escrito pelos membros da Reduca foi entregue para a ministra da Educação do Panamá. Leia abaixo o documento:

Declaração Reduca no Panamá

Nós, representantes das organizações que fazem parte da Reduca, nos reunimos na Cidade do Panamá para nosso IX Encontro Anual e reconhecemos:

– que os fenômenos de instabilidade, polarização e insatisfação em nossa região, independentemente de sua intensidade, são expressões de um grande descontentamento frente às promessas não cumpridas de justiça e equidade na sociedade;

– que os jovens estão insatisfeitos com a situação atual dos nossos países e se não houver espaços para escuta e incluí-los nos processos de resolução pacífica de conflitos e resolução dos desafios, todos os avanços conquistados nas últimas décadas podem sofrer retrocessos;

– que a região ainda não está no caminho de uma sólida melhoria da inclusão educacional e em garantir o direito a aprender de crianças e jovens, com poucos avanços e que não são estruturais ou sustentáveis.

Desafiados por este contexto, assumimos o compromisso de redobrar nossos esforços em nossos países e em nossa incidência como rede regional para fomentar:

– a consciência compartilhada da necessidade e urgência da transformação educacional como principal direção para a prosperidade e a fraternidade em cada nação e em toda América Latina e Caribe;

– o foco da nossa rede em desafios relevantes, perseguindo-os com tenacidade, estudos com rigor técnico, dialogando e incidindo junto aos governos, destacando práticas exemplares para conhecimento e inspiração de outros grupos e territórios;

– a capacidade de liderar uma postura de que o esforço para uma melhora educacional implica e necessita de uma construção cidadã ativa, superando os interesses individuais. O desenvolvimento educacional não pode depender dos ciclos de poucos anos de uma administração que ignora ou despreza o esforço prévio. É fundamental repensar uma política de Estado que coloque a educação pública como prioridade.

Junto com a agenda própria de cada nação e com o máximo respeito e riqueza da nossa diversidade, propomos explorar o que está fora dos paradigmas. Não é realista limitar-se à melhoria marginal ou apenas ajustar e/ou corrigir a organização da escola.

É necessário e imperativo abrir um diálogo sobre as inovações na própria compreensão do que é aprender, como desenvolver as habilidades e o potencial de cada pessoa, e superar a desigualdade e a falta de participação dos atores no próprio processo educacional, tomando como ponto de partida quatro pontos:

– a rediscussão do perfil dos educadores e tutores;

– a importância da integralidade desde a primeira infância, assegurando trajetórias educacionais de qualidade;

– a urgência de potencializar a voz e abrir espaços para que as crianças e jovens sejam protagonistas; e

– a profissionalização docente deve ser permanente e um eixo de investimento por cada nação.

A Educação é o caminho para uma sociedade que cumpre com as altas expectativas de uma região que requer ferramentas para transformar a partir do presente, o afuturo. Solicitamos que, como latino-americanos, tenhamos zelo pelo direito a aprender com qualidade e inclusão, para todos e todas, considerando o papel do professor na formação do pensamento crítico de todos cidadãos.

O manifesto Reduca traz um caminho para superar esses desafios: trajetórias escolares completas; aprendizagem com sentido; fortalecimento do papel docente e dos diretores; esforços por meio de parcerias e ir além das provas padronizadas.

Reafirmamos os princípios do manifesto e nos comprometemos a continuar sua divulgação e apoio à implementação de políticas públicas regionais.