Tempo de leitura: < 1 minuto

Todos e Undime discutem desafios das gestões municipais de Educação

|

O Todos Pela Educação se reuniu, nesta terça-feira (9), em São Paulo, com representantes estaduais, regionais e nacional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). 

O objetivo do encontro foi apresentar as prioridades das duas instituições e promover um momento de escuta sobre os principais desafios das gestões municipais, sobretudo em períodos eleitorais. 

Além do presidente nacional da Undime, Luiz Miguel Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, estiveram presentes os presidentes da Undime em 24 estados e nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Para a presidente-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, receber os secretários e secretárias, as pessoas que fazem a Educação acontecer nos municípios, “motiva a um trabalho cada vez mais próximo da Undime, dialogando sobre pautas prioritárias para a Educação brasileira”. Priscila sublinhou as convergências entre as prioridades do Todos e da Undime; por exemplo, a formação inicial de professores: “Nós temos diversos pontos de união, e a partir deles é possível fazer um avanço substantivo. A valorização do professor é um deles, e deve começar com uma formação de qualidade, que não pode ser feita completamente a distância”.

“Educação Básica pública de qualidade para todos. É por isso que atuamos”, definiu o diretor-executivo do Todos, Olavo Nogueira Filho, citando como principais temáticas de atuação em 2023-2024 a aprovação do Sistema Nacional de Educação, a revisão do Novo Ensino Médio, melhorias na Lei do Fundeb, medidas de equidade étnico-racial, o Plano Nacional de Educação e as eleições municipais.

O presidente da Undime, Luiz Miguel Garcia, destacou os temas que estão na pauta da entidade, entre eles a defesa da Primeira Infância, Educação Inclusiva e valorização docente. “O momento atual é uma oportunidade histórica de fazer a Educação ser pauta”, ressaltou.